Portugueses estão a comprar telemóveis mais caros e de maior dimensão

Nos primeiros três meses do ano, foi registada uma subida de 16% no preço médio dos smartphones face a idêntico período do ano passado, segundo a GfK.

Os portugueses estão a comprar telemóveis de maior dimensão e de maior valor, segundo dados da GfK relativos ao 1.º trimestre de 2018. Segundo a empresa de estudos de mercado, "repete-se assim a tendência registada no ano passado, caracterizada pelo crescimento do preço médio dos telemóveis adquiridos, impulsionado pela escolha de ecrãs maiores".

Nos primeiros três meses do ano, foi registada uma subida de 16% no preço médio dos smartphones face a idêntico período do ano passado. Esta preferência dos consumidores portugueses por smartphones premium contribuiu, conjuntamente com os aparelhos utilizáveis no corpo (wearables), para que "a categoria Telecomunicações tivesse registado um aumento assinalável de +19,8% em valor, face ao mesmo período do ano anterior", refere a GfK, através de um comunicado.

O estudo aponta ainda um forte crescimento na aquisição de bens tecnológicos de consumo no primeiro trimestre do ano, com um aumento de 8,7%, o que corresponde a uma faturação de 664 milhões de euros.

Apesar de na categoria da eletrónica de consumo se ter registado um ligeiro decréscimo, a GfK revela que, quando se compara os dois trimestres, os televisores têm mantido uma tendência de crescimento. Também os Backing Mini Speakers e os Sound Bars tiveram uma evolução positiva.

Já nos grandes eletrodomésticos, as aquisições cresceram 9,2% no primeiro trimestre de 2018 quando comparado com o período homólogo do ano passado. Os eletrodomésticos encastráveis continuaram a ganhar quota de mercado, "impulsionados pelo bom momento do mercado imobiliário", explica o estudo.  O crescimento registado nas compras de secadores de roupa também contribui para o aumento das vendas de grandes eletrodomésticos.

As compras de pequenos eletrodomésticos também cresceram, registando uma subida de 8,3%, na comparação do 1.º trimestre de 2018 com o mesmo período em 2017. Segundo a GfK, os aspiradores têm sido o principal motor deste crescimento. O aumento das vendas no cuidado pessoal tem beneficiado, por sua vez, com as compras em equipamentos para o cuidado dental e em secadores de cabelo.