Surf. Vasco Ribeiro termina em 9.º lugar no Japão

Português regressou às provas internacionais e destacou-se no palco que vai receber os Jogos Olímpicos de 2020

O surfista português Vasco Ribeiro alcançou esta madrugada de quinta-feira o 9.º lugar no QS6000 de Chiba, no Japão. O campeão nacional em título regressou, assim, da melhor forma às provas internacionais, depois de um arranque de temporada marcado por lesões. E, logo, num local que vai servir de palco para a prova de surf dos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020.

O surfista da Praia da Poça esteve em plano de destaque ao longo do evento, passando várias rondas. O dia até tinha começado da melhor forma para o português, que saiu vencedor da bateria 8 da 5.ª ronda, superando o australiano Stu Kennedy e o norte-americano Jake Marshall.

No entanto, Vasco viria a cair já às portas dos quartos-de-final. O campeão mundial júnior de 2014 até esteve na frente do heat 8 dos oitavos-de-final, mas o brasileiro e ex-top do WCT Alex Ribeiro acabou por bater o português graças às duas últimas ondas que surfou e por apenas 0,70 pontos – Vasco Ribeiro terminou a disputa com 13,60 pontos (em 20 possíveis) contra 14,30 do adversário.

Com esta prestação, Vasco Ribeiro assegurou 1550 pontos para o ranking mundial de qualificação (WQS) e ainda 2.500 dólares de prémio. Um resultado muito importante, naquela que foi apenas a terceira prova do ano para Vasco no WQS e que vai recolocar o surfista português no top 100 mundial e no caminho do sonho da qualificação para o World Tour 2019.

Agora, segue-se a participação na terceira etapa da Liga MEO Surf, o Allianz Figueira Pro, de 1 a 3 de junho, e depois o surfista português segue viagem para a África do Sul, onde vai competir em vários campeonatos. No entanto, o ponto alto será a participação no Ballito Pro, o primeiro QS10000 (graduação máxima) da temporada, que se realiza de 25 de junho a 1 de julho.