Convocada reunião urgente na Coreia do Sul depois de Trump cancelar cimeira

Cancelamento da Cimeira entre os EUA e a Coreia do Norte levou o governo sul-coreano a convocar uma reunião de urgência

O governo sul-coreano convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional, depois do presidente norte-americano Donald Trump cancelar, esta quinta-feira, a cimeira com o líder norte-coreano Kim Jong-un marcada para 12 de Junho.

A reunião, convocada pelo chefe de Estado Moon Jae-in, vai contar com a participação da ministra dos Negócios Estrangeiros, Kang Kyung-wha, do ministro da Unificação, Cho Myung-gyon, e do titular da Defesa, Song Young-moo, entre outros, anunciou um porta-voz presidencial.

O governo sul-coreano admitiu ainda estar “a tentar decifrar” os motivos que levaram Trump a cancelar o encontro com Kim Jong-un, que era um dos eventos mais esperados dos últimos tempos, e quais as “intenções” da sua decisão.

Trump anunciou de forma inesperada o cancelamento da cimeira marcada em Singapura, que visava o debate do desmantelamento do programa nuclear norte-coreano, e justificou-se com a recente “hostilidade” por parte de Pyongyang.

O anúncio desta quinta-feira coincidiu com a cerimónia realizada pela Coreia do Norte para desmantelar o seu centro de testes nucleares.

Nos últimos dias, o regime norte-coreano condenou o que considerava uma tentativa por parte de Washington de lhe impor, no âmbito da cimeira, um modelo de desnuclearização “unilateral”, como foi acordado pelos norte-americanos e a Líbia em 2003.