PSOE censura governo de Espanha

PSOE já avançou com uma moção de censura ao governo do PP após a condenação no “caso Gürtel”.

De acordo com a imprensa espanhola, o líder do PSOE, Pedro Sanchéz, já deu ordem para que avance a moção de censura ao governo do PP, liderado por Mariano Rajoy no congresso dos deputados. A moção terá o apoio dos 84 deputados socialistas e dos 69 do Podemos, além de outros deputados de partidos minoritários.

Em causa, no “caso Grütel”, está a condenação do Partido Popular (PP) por corrupção, após uma investigação de anos de um esquema de corrupção que permitiu o financiamento ilegal do partido. O tribunal deu ainda como provada a existência de um ‘saco azul’ do PP.

No esquema, Luis Bárcenas, ex- tesoureiro do partido, e o empresário Francisco Correa de combinavam negócios e subornos em várias regiões governadas pelo PP. Os lucros iriam depois para contas em paraísos fiscais. 

Na conta oficial no Twitter o PSOE escreveu que a "resposta do PP e do Governo após a sentença do 'caso Gürtel', que implica politicamente o presidente do Governo do PP, Mariano Rajoy, é inaceitável".

Esta sexta-feira, o Sanchéz decidiu não esperar pelo parecer da Comissão Executiva Federal do partido e avançou oficialmente com a apresentação de uma moção de censura a Rajoy 

Segundo o “El Mundo” a direção do PP já tinha considerado a moção de censura “inevitável”, analisando que esta é uma forma de pressionar os partidos Ciudadanos e o Podemos. A moção de censura vai mostrar se estes querem apostar num outro governo liderado por Sanchez ou se deixam o PP continuar.

Mas o Ciudadanos dispenas a moção de censura devido ao problema da Catalunha e Albert Rivera, o líder do Ciudadanos, quer reunir com o governo para lidar com o tema sem causar danos ao país.

Já o Podemos, também no Twitter, já tinha escrito que ser "evidente que é necessária uma moção de censura" e que "este Governo tem de ser expulso".