Farto de alergias? Ainda não será esta semana que melhora

Os níveis de pólenes vão manter-se elevados durante esta semana

A SPAIC – Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica já disponibilizou o boletim polínico até ao final desta semana e as notícias não são animadoras. “Com a ocorrência de precipitação e alguma instabilidade térmica, preveem-se concentrações elevadas de pólen na atmosfera para todas as regiões do País, com exceção para a região norte interior onde se esperam concentrações moderadas de pólen”, avisa a entidade.

Em Lisboa e Setúbal “os pólenes encontram-se em níveis elevados, com predomínio dos pólenes das árvores oliveira e carvalhos e das ervas gramíneas, parietária, tanchagem, quenopódio e urtiga”. Também no Porto o nível de pólenes é elevado, havendo propensão dos “pólenes das árvores carvalhos e oliveira e das ervas gramíneas, parietária tanchagem e urtiga”. Já nos Açores preveem-se níveis moderados e na Madeira os níveis de pólen na atmosfera serão baixos.

Para evitar crises, a SPAIC recomenda aos doentes o uso de óculos escuros, que evitem realizar atividades ao ar livre e que mantenham as janelas fechadas, para além de usarem a medicação prescrita para cada caso. Já quem vai de férias deve eleger locais de baixas contagens polínicas como a neve ou a praia.

Para consultar o nível de pólen estimado para esta semana noutras zonas do país, clique aqui.