Seleção. Portugal começa hoje contagem decrescente para o Mundial2018

A seleção portuguesa defronta hoje a Tunísia naquele que será o primeiro dos três últimos jogos amigáveis antes de seguir viagem para a Rússia

“Os resultados interessam sempre. Estamos a representar a seleção nacional e os resultados contam sempre. Não há jogos em que os resultados não contam, quer sejam amigáveis, menos amigáveis, antes do Campeonato do Mundo, antes do Campeonato da Europa. Todos os resultados contam. Quando representas o teu país, tudo é importante. Não há casos menos importantes.” A frase é de Fernando Santos, selecionador nacional, que este domingo fez a antevisão do encontro entre Portugal e a Tunísia, agendado para hoje, pelas 19h45, no Estádio Municipal de Braga. Este será, de resto, o primeiro dos últimos três encontros de cariz amigável que a equipa das quinas ainda vai realizar antes de viajar para a Rússia, onde irá disputar a fase final do Campeonato do Mundo de 2018 a partir do dia 15 de junho.

Numa altura em que já são conhecidos os 23 eleitos para o Mundial, o selecionador Fernando Santos contou, no último treino antes da receção à Tunísia, realizado durante o dia de ontem, com 19 jogadores à suas ordens. Destaque para as ausências do guarda-redes Rui Patrício, do médio Bruno Fernandes, do extremo Gelson Martins e, naturalmente, do avançado Cristiano Ronaldo, que ainda deverá gozar uns dias de descanso antes de se juntar aos trabalhos da seleção portuguesa.

Depois da derrota por 3-0 no último encontro particular, a mais pesada da era Santos, frente à Holanda, o selecionador que levou Portugal à conquista do Campeonato da Europa em 2016 lembrou que os jogos de preparação são essenciais para “tirar ilações”. “[O jogo com a Tunísia] vai permitir tirar ilações. A Tunísia é uma equipa muito organizada, com muita qualidade, à semelhança de Marrocos. O próprio Irão, não sendo africano, tem um futebol mais perto destas equipas. Portugal irá jogar com um adversário de grande qualidade que também vai estar na fase final do campeonato do Mundo. Tem semelhanças em relação a algumas das equipas que vamos defrontar, pela sua forma de pensar o jogo”, referiu.

Até à Rússia

Depois do jogo com a Tunísia seguem-se a Bélgica, em Bruxelas (2 junho) e a Argélia, no Estádio da Luz (7 junho). Recorde-se que o Campeonato do Mundo vai decorrer em solo russo entre 14 de junho e 15 de julho. Portugal, que integra o Grupo B, estreia-se na prova a 15 de junho, contra a Espanha. A 20 de junho, os campeões europeus defrontam a seleção de Marrocos, concluindo a fase de grupos no dia 25 contra o Irão, do português Carlos Queiroz. 

Entre os 23 eleitos de Fernando Santos para representar a seleção portuguesa, destaque para a presença de quatro campeões em título: Ricardo Pereira, vencedor da Liga portuguesa ao serviço do FCP; Bernardo Silva, da Premier League, pelo Manchester City; Gonçalo Guedes, que graças aos escassos minutos em que foi utilizado no PSG se sagrou campeão de França; e Manuel Fernandes, vencedor do campeonato russo pelo Lokomotiv de Moscovo.