Comissão Europeia quer proibir cotonetes e palhinhas de plástico para reduzir lixo nos mares

Estes produtos representam cerca de 70% dos resíduos que se encontram nos mares e nos oceanos da União Europeia

A Comissão Europeia apresentou, esta segunda-feira, em Bruxelas, várias medidas a aplicar para reduzir a poluição nos mares e oceanos, e que incluem a proibição do uso de plástico em produtos como cotonetes, talheres, palhinhas, paus de balões, etc, uma vez que este tipo de produtos represesentam cerca de 70% dos resíduos que se encontram nos mares e nos oceanos da maioria da União Europeia. 

De acordo com uma nota de imprensa, nos casos em que existem alternativas facilmente disponíveis e acessíveis em termos de preço, os produtos de plástico descartáveis deverão ser mesmo banidos do mercado. Esta proibição será aplicada em produtos como cotonetes, talheres, pratos, palhinhas, agitadores de bebidas e paus para balões em plástico.

Relativamente às embalagens descartáveis feitas de material plástico, estas só serão autorizadas no mercado, se as respectivas tampas se mantiverem agarradas ao recipiente em questão.

A proposta da Comissão Europeia passa ainda por outras medidas, uma vez que os Estados-membros terão de reduzir a utilização de plásticos em recipientes descartáveis para alimentos e bebidas, sendo que pode fazê-lo através da fixação de objetivos nacionais de redução, disponibilizando produtos alternativos nos pontos de venda ou garantindo que os produtos de plástico descartáveis não possam ser fornecidos de forma gratuita.

Estes Estados-membros devem ainda recolher 90% das garrafas de bebidas de plástico descartáveis até 2025, um prazo de sete anos.

Serão ainda dados incentivos à indústria para desenvolver alternativas menos poluentes para esses produtos.