Portugal tem 87,7% de zonas balneares com excelente qualidade da água

Situação está acima da média europeia

Em Portugal há 87,7% de zonas balneares com água de qualidade excelente, situação que é melhor que no ano anterior e que se encontra acima da média europeia. Ainda assim, há cinco com má qualidade, de acordo com a Agência Europeia do Ambiente.

Os dados revelados esta segunda-feira pela entidade europeia referem que, em 2017, 85% das mais de 21 mil zonas balneares da União Europeia (UE), tanto costeiras, como interiores, cumpriam as exigências definidas para uma qualidade de água excelente, algo que reflete uma ligeira descida face à situação obtida um ano antes (85,5%).

O relatório, que reúne informações sobre os Estados da União Europeia, Albânia e Suíça, pretende informar as pessoas que frequentam estas zonas balneares da qualidade daquelas águas, sendo que os dados foram obtidos através de análises realizados no anterior pelas autoridades de cada país em questão.

Relativamente a Portugal, o conjunto das áreas analisadas diz respeito a 80% de praias costeiras e 20% de interiores. A classificação ‘excelente’ foi obtida em 529 locais, o que representa os tais 87,7% do total – uma melhoria relativamente aos 85,1% do ano da época anterior.