Proteção de Dados. Google e Facebook alvo de acções judiciais devido à nova lei de privacidade

As empresas já enfrentam acções judiciais no valor de 8,8 milhões de dólares

A Google e o Facebook já estão a enfrentar ações judiciais no valor de 8,8 mil milhões de dólares, cerca de 7,5 mil milhões de euros, por, alegadamente, coagirem os utilizadores a partilharem os seus dados pessoais. Estas acções judiciais surgem após a entrada em vigor do Regulamento Geral de Protecção de Dados (GDPR) da União Europeia, segundo escreve o Tech Times.

A organização europeia de direitos do consumidor Noyb, que é liderada por Max Schrems, deu entrada de quatro processos judiciais contra o sistema operacional Android, do Google, e ainda contra o Facebook, o Instagram e o WhatsApp – redes sociais lideradas por Zuckerberg.

Nessa mesma ação judicial, a organização alegou que as Tecnológicas violaram a lei ao forçar os utilizadores a fornecerem o seu consentimento para partilharem as suas informações pessoais, bem como para o uso dos seus dados. "O Facebook até bloqueou as contas dos utilizadores que não deram o seu consentimento. No final, os utilizadores só podiam ou apagar a conta ou ‘clicar’ no botão ‘concordar’- isto não é uma escolha livre", afirmou Max Schrems, em declarações ao site Tech Times.

Recorde-se que, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia entrou em vigor esta sexta-feira, dia 25 de maio e, a nova política tem como objectivo limitar os poderes das empresas e reforçar os direitos dos cidadãos.