Alto dirigente norte-coreano vai-se encontrar com secretário de Estado dos EUA

O vice-presidente do Comité Central do Partido dos Trabalhadores, Kim Yong-chol, partirá amanhã para Nova Iorque para se encontrar com Mike Pompeo, secretário de Estado norte-americano

Os contactos ao mais alto nível entre Washington e Pyongyang continuam com uma visita do vice-presidente do Comité Central do Partido dos Trabalhadores, Kim Yong-chol, partirá amanhã para Nova Iorque para se encontrar com Mike Pompeo, secretário de Estado norte-americano. Não se coloca de parte a possibilidade de se reunir com o próprio presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

Não é a primeira vez que um alto dirigente norte-coreano se dirige aos Estados Unidos para se encontrar com membros de uma administração norte-americana, mas tal não acontecia desde 2000, quando Jo Myong-rok, militar norte-coreano, se encontrou com o presidente Bill Clinton. 

Recorde-se que depois de meses de fortes palavras e antagonismos entre Washington e Pyongyang, o presidente Trump e Kim Jong-un poderão encontrar-se numa cimeira em Singapura. Nos últimos dias Trump chegou inclusive a cancelar a cimeira, mas recuou no seguimento de mensagens conciliadoras de Kim Jong-un. 

A Coreia do Norte já anunciou a sua disponibilidade para proceder à desnuclearização, mas apenas se os Estados Unidos estiverem dispostos a dar garantias de segurança. Relembre-se que os dois Estados continuam tecnicamente em guerra desde 1951, quando começou a Guerra da Coreia. A guerra propriamente dita terminou em 1953 com um armísticio, mas nunca foi assinado um acordo de paz.