Quais as regiões de Portugal onde as casas valem mais?

Segundo dados do INE, o valor da avaliação bancária fixou-se em 1.171 euros por metro quadrado em abril, o valor mais elevado desde junho de 2010. Quais os sítios onde o preço é mais elevado?

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulgou, na passada segunda-feira, o relatório ‘Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação’ e deu conta de que o valor da habitação subiu para 1.171 euros por metro quadrado – em média. Que regiões ocupariam o primeiro lugar por ordem de preços? 

Tendo em conta os dados mais recentes, referentes ao mês de abril, o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa e a Região Autónoma da Madeira, são as regiões que apresentaram valores de avaliação superiores à media nacional, de 25%, 22% e 10% acima ao registado para Portugal, respetivamente.

O Alto Alentejo foi, por outro lado, a região que apresentou o valor mais baixo face à média nacional – valor correspondente a -31%.

O valor da avaliação bancária corresponde ao preço a que os bancos avaliam as casas para efeito de concessão de crédito.