Benfica. João Amaral é o quinto reforço

Extremo ex-Vitória de Setúbal foi oficializado esta terça-feira

O Benfica oficializou na manhã desta terça-feira a contratação de João Amaral, extremo de 26 anos que representou o Vitória de Setúbal nas últimas três temporadas. Segundo nota publicada no seu site oficial, as águias revelam que o atleta natural de Vila Nova de Gaia assinou por três épocas.

João Amaral já estaria comprometido com os encarnados há um ano, segundo revelou recentemente Fernando Oliveira, ex-presidente do clube sadino, ao jornal "A Bola". "Foi vendido no último verão ao Benfica em nome dos superiores interesses do V. Setúbal. Desde logo ficou acertado entre mim e Luís Filipe Vieira que ficaria, como ficou, mais um ano no Vitória. Eram quatro anos de contrato, agora tem mais três", contou então.

Estas declarações, porém, causam polémica, pois os regulamentos da Liga só permitem que um clube tenha um máximo de três jogadores emprestados por outro clube específico. No início da época passada, o Benfica cedeu Patrick Vieira, João Teixeira e César ao Vitória de Setúbal, pelo que não poderia assim emprestar também João Amaral. Diga-se, porém, que os encarnados nunca chegaram a efetuar junto da Liga o registo do extremo, que é agora oficializado pela primeira vez como jogador das águias.

Este é já o quinto reforço oficializado pelo Benfica para a próxima temporada, um dia depois do médio português Chiquinho, de 22 anos, que na última época representou a Académica. Antes, tinham sido já apresentados o guarda-redes greco-alemão Vlachodimos (24 anos, ex-Panathinaikos), o lateral-direito nigeriano Ebuehi (22 anos, ex-Den Haag) e o central argentino Germán Conti (23 anos, ex-Colón). A estes pode juntar-se ainda Yuri Ribeiro, lateral-esquerdo de 21 anos que regressa ao plantel após um ano de empréstimo ao Rio Ave, bem como o avançado chileno Nico Castillo (25 anos, ex-Pumas), que esteve em Lisboa na passada semana a fazer testes médicos e até se deixou fotografar vestido à Benfica na Megastore do Estádio da Luz mas cuja contratação não foi para já anunciada de forma oficial.