Estudo revela que pessoas que usam óculos são mais inteligentes

Investigação levada a cabo por uma equipa da Universidade de Edimburgo

É comum associar-se a imagem de uma pessoa que usa óculos a altos níveis de inteligência – essa ideia é passada em filmes, séries, desenhos animados e livros. Mas será que é mesmo assim?

Um estudo veio agora mostrar que esta ‘crença’ tem um fundo de verdade: existe de facto uma ligação entre a falta de visão e a inteligência acima da média.

O estudo, levado a cabo por investigadores da Universidade de Edimburgo, tinha como objetivo perceber de que forma os traços genéticos do indivíduo influenciavam as funções cognitivas. Ao todo, foram analisadas 300,486 pessoas, com idades compreendidas entre os 16 e os 102 anos.

Os investigadores detetaram 148 loci (local no cromossoma onde está determinado gene ou marcador genético) independentes associados ao desenvolvimento cognitivo e conseguiram perceber como diferentes características do organismo humano, como a falta de visão e a pressão arterial elevada, afetam os níveis de inteligência.

Assim, os investigadores perceberam que as pessoas que usam óculos têm cerca de 30% maior probabilidade de serem mais inteligentes, refere a investigação, citada pelo jornal Nature Communications.

Para além disso, a equipa descobriu também que altos níveis cognitivos estão ligados a várias questões de saúde, como maior longevidade, menor risco de desenvolvimento de cancro no pulmão e melhor saúde cardiovascular e mental.

Para saber mais sobre este estudo, clique aqui.