Caça no Japão matou mais de 120 baleias grávidas

“A morte de 122 baleias grávidas é uma estatística chocante”, considera Alexia Wellbelove, da associação Humane Society International

De acordo com um relatório técnico da International Whaling Commission, mais de 120 baleias grávidas foram mortas, o verão passado, durante a caçada anual promovida pelo Japão.

Perante estes números, os ambientalistas exigem que o Japão acabe com o programa de pesca, que consideram ser “abominável”.

Segundo os dados do relatório, das 333 baleias capturadas, 122 estavam grávidas. “A morte de 122 baleias grávidas é uma estatística chocante”, referiu Alexia Wellbelove, da associação Humane Society International, através de um comunicado citado pelo The Guardian.

“É mais uma demonstração da natureza verdadeiramente horrível e desnecessária das operações baleeiras, especialmente quando as pesquisas não letais mostraram ser suficientes para as necessidades científicas”, completou.

Em 2014, o tribunal internacional de justiça ordenou que a caça de baleias fosse suspensa temporariamente. No entanto, dois anos depois o programa foi reformulado, incluíndo a redução de quota de pesca para cerca de um terço.

Alexia pediu aos países que são contra a caça destes cetáceos que enviassem “a mais forte mensagem possível ao Japão para que este pare com os seus programas letais de caça às baleias”.