Liga MEO Surf – Allianz Figueira Pro arranca no dia da criança às 8h00

Dia da criança entra na agenda dos mais novos integrantes dos melhores surfistas nacionais  

O Allianz Figueira Pro, terceira de cinco etapas da Liga MEO Surf 2018, principal competição do surf nacional, tem o arranque marcado na Praia do Cabedelo para as 8h00 da próxima sexta-feira, dia da criança.

E porque os mais novos estão no centro das atenções, é também neste dia que entrarão na competição principal os escolhidos para nova edição do Moche Groms Cup, um troféu lateral por iniciativa da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Nacional de Surfistas, que, na Figueira da Foz, contará com a presença de Beatriz Carvalho, João Vidal, Santiago Graça, Francisca Veselko, Matias Canhoto, Salvador Costa, Francisco Ordonhas, Miguel Pedrosa, Nilton Freitas, Francisco Queimado, Afonso Candeias e Afonso Antunes.

Santiago Graça, 12 anos

“O Moche Grom Cups tem um impacto fabuloso na nossa carreira, porque permite-nos competir num palco excecional e de primeira linha, como é a Liga MEO Surf. É uma experiência única e que nos moraliza muito. A entrada na Liga MEO também acaba por ser benéfica. É quase como fazer a primeira parte de um concerto de rock de uma banda muito importante”.

Os destaques para este primeiro dia de competição centram-se nestes jovens surfistas, tanto no quadro masculino como no quadro feminino.

Destaques do quadro de competição masculino:
Bateria 3 – Trials: Salvador Costa x Tomás Agra Amorim x Matias Canhoto x Miguel Pedrosa
Bateria 5 – Round 1: João Guedes x Tomás Ribeiro x Santiago Graça x (trialista)
Bateria 6 – Round 1: Tomás Fernandes x Ivan Bailote x João Galeão x Nilton Freitas

Destaques do quadro de competição feminino:
Bateria 1 – Round 1: Mariana Garcia x Camila Costa x Beatriz Carvalho x Rita Vasconcelos
Bateria 6 – Round 1: Francisca Veselko x Carolina Santos x Laura Roxo x Isabela Mendes

Dentro do lote dos jovens surfistas, releve-se a presença na competição principal e no Moche Groms Cup do madeirense Nilton Freitas, primeiro surfista da região autónoma da Madeira a vencer uma competição em Portugal continental e do jovem local figueirense Miguel Pedrosa, entre outras grandes esperanças do surf português, como Matias Canhoto e Francisco Queimado, ambos campeões regionais da zona centro em sub-14 e sub-12, respetivamente.

Ao nível de talento local da Figueira da Foz, acrescem ainda os mais velhos Rita Vasconcelos e Fernando Costa, enquanto wildcards do Allianz Figueira Pro. 

Declarações Pedro Monteiro – Director de Prova da Liga MEO Surf

“Temos uma boa ondulação a entrar na quinta-feira e que vai durar até sexta-feira, deixando boas perspetivas para o arranque da prova. No sábado o mar desce embora uma nova ondulação esteja prevista a partir de domingo. A ideia é arrancar em força na sexta-feira!”

Já sendo conhecido o quadro de competição, também é o momento de fazer os ajustes finais das equipas no Rip Curl Fantasy Surfer (fantasy.ansurfistas.com), que nesta etapa oferece um fato E-Bomb 3.2 da Rip Curl para o vencedor e um chapéu da Polen Surfboards para o segundo lugar.

Declarações de Marlon Lipke, vencedor da 2ª etapa da Liga MEO Surf 2018:

“Estou muito feliz por voltar a competir na Figueira da Foz porque adoro surfar nas ondas do Cabedelo. O meu objetivo também passa por dar sequência ao triunfo alcançado na última etapa, no Porto, de forma a poder prolongar este bom momento que atravesso”.

Declarações de Teresa Bonvalot, vencedora da 2ª etapa da Liga MEO Surf 2018:

 “A etapa da Figueira foi uma excelente adição ao circuito, pois tem ondas de qualidade. Espero repetir a minha performance do ano passado com uma vitória.”

A agenda para os três dias do Allianz Figueira Pro é a seguinte:

1º dia – Sexta-feira, 1 de junho
08h00 – Call primeiro dia de competição
09h30 – Fundação PT: início de limpezas de praia com Plastic Sun Days, Lixo Zero Portugal e com escolas do concelho da Figueira da Foz
14h00 – Fundação PT: Banner na praia com resíduos plástico com a mensagem “Menos Plástico Por Favor”
15h00 – Câmara Municipal da Figueira da Foz: Apresentação pública do projeto de Iluminação na Praia do Cabedelo nos Paços do Concelho (aberto ao público)
18h30 – Kike Surf Coach: sessão teórica de workshop de treinadores

2º dia – Sábado, 2 de junho
08h00 – Call segundo dia de competição (por confirmar)
08h00 – Kike Surf Coach: início de sessão prática de workshop de treinadores
10h30 – Fundação PT: início de limpezas de praia com Plastic Sun Days com o movimento Não Lixes destinada a voluntários
15h00 – Moche: meias-finais do Moche Groms Cup (por confirmar)
16h00 – Renault: Expression Session (por confirmar)

3º dia – Domingo, 3 de junho
08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
07h30 – Kike Surf Coach: início de sessão prática de workshop de treinadores
14h00 – Renault: Expression Session (por confirmar)
14h30 – Moche: Final Moche Groms Cup (por confirmar)
15h00 – Finais do Renault Porto Pro (por confirmar)
16h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro (por confirmar)

O leque completo de sub-troféus em inclui a Allianz Triple Crown, que vai ter na Figueira a segunda de três paragens, a disputa pela melhor manobra na Renault Expression Session, pela melhor onda na Somersby Onda do Outro Mundo e o já referido Moche Groms Cup (cada um com 2.500€/anuais). Por fim, o prémio Figueira da Foz Best Surfer, iniciativa da Câmara Municipal da Figueira da Foz, irá distinguir os melhores surfistas locais na etapa (masculino e feminino) com 1.500 euros. A premiação global da Liga MEO Surf 2018 é de 90.000€.

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em direto no canal televisivo MCS Extreme, em www.ligameosurf.pt e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas em www.ansurfistas.com e nas redes sociais @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2018 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Somersby, Moche, Rip Curl e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, a Fundação PT como parceira ambiental, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.