Fruta. Os benefícios que previnem doenças e não só

Com a chegada do bom tempo existe uma maior preocupação com a alimentação e até a fruta parece mais apetecível. Para tirar o máximo proveito das diferentes opções, o i pediu alguns conselhos à nutricionista Aida Martín, especialista em nutrição clínica e desportiva. O primeiro conselho é que a fruta deve estar presente todo o…

Anticancerígenos

Nenhum fruto impede a formação de um cancro. Mas existem alguns que na sua composição contêm propriedades como, por exemplo, vitamina A, vitamina C, carotenoides, flavonoides e outros antioxidantes que parecem prevenir o desenvolvimento de doenças cancerígenas. As que têm mais nutrientes deste tipo são a cereja, a framboesa, a goiaba, o kiwi, a manga, o maracujá, a melancia, o mirtilo e a nêspera.

Perda de peso

Para quem pretende emagrecer, o cuidado com a alimentação é essencial. A fruta deve fazer parte da dieta, mas com algum critério: peças que na sua composição contêm, por exemplo, elevados teor de fibra contribuem para uma maior saciedade, o que reduz o apetite. Em conciliação com outros hábitos, o consumo de abacate, amêndoas, ananás, banana, morango, laranja, marmelo, goiaba, manga, melão, limão ou pera pode ajudar, por isso, na perda de peso.

Saúde dos ossos

Ananás, ameixa, banana, coco, framboesa, kiwi, maracujá, morango, mirtilo, nêspera e tâmara são os frutos que contêm mais minerais do tipo ferro, cobre, magnésio e fósforo, diz Aida Martín. Estes nutrientes fortalecem e ajudam na reversão da perda da massa óssea, prevenindo, por exemplo, a osteoporose. O morango contém ainda antioxidantes que atuam no funcionamento das articulações e o coco melhora a capacidade de absorção do cálcio e do magnésio.

Coração

Devido ao seu teor rico em fibras, vitaminas A e C, betacaroteno e licopeno, o consumo de amoras, nêsperas, melancias ou tomate reduz o risco de doenças cardiovasculares, mantém o coração, pulmões e cérebro saudáveis e ajuda também a reduzir o mau colesterol. O tomate, por ser bastante rico em licopeno, é mesmo a melhor opção para este fim, diz a nutricionista. Para quem não gosta da semente, há boas notícias: os nutrientes estão sobretudo na casca e na polpa. 

Pele

Nada de cirurgias plásticas ou cremes milagrosos. O consumo diário de abacate, uva, figo, limão, lima, goiaba, kiwi, manga, melancia ou nêspera pode facilitar o rejuvenescimento da pele através da regeneração das células. Substâncias como colágenos e resveratrol auxiliam no combate às estrias e ao acne e dão elasticidade. Já a presença das vitaminas A e C e de antioxidantes retardam o envelhecimento da pele e o aparecimento de manchas.

Diabetes

Amora, coco, kiwi, manga e morango são opções naturais para regular os níveis de insulina e a quantidade de glicose no sangue. O kiwi, por exemplo, tem um alto teor de fibras e um baixo índice glicémico, o que significa que o consumo deste fruto não tem um impacto negativo sobre os níveis de açúcar no sangue. Já na manga, o antioxidante mangiferina reduz a absorção de glicose no corpo e restringe as enzimas que aumentam a digestão de hidratos de carbono.

Digestão

O processo digestivo pode melhorar através do ananás ou da uva, que ajudam a digerir melhor os alimentos. A ameixa, o melão, a lima e a papaia promovem a regularidade intestinal pela eliminação de ácidos no estômago. Por fim, o maracujá, a nêspera e o kiwi têm uma elevada quantidade de fibras que melhoram a capacidade de absorção dos nutrientes. O consumo de kiwi após uma refeição pesada, por exemplo, reduz a sensação de barriga cheia.

Envelhecimento

Concentrações elevadas de vitamina C, antioxidantes e flavonoides podem ser encontradas nas amoras, framboesas, limões, limas, mirtilos, morangos e uvas. Estes nutrientes ajudam a retardar o envelhecimento e, embora isso seja mais visível na pele através do atraso no aparecimento de rugas e da eliminação dos pontos negros, estas propriedades também ajudam no funcionamento do sistema nervoso e na acuidade visual.

Curiosidades

Abóbora, tomate e azeitona: Também estão inseridos na categoria dos frutos.

Ananás: As folhas do ananás possuem toxinas que podem ser prejudiciais ao ser humano.

Limão: Os limões não têm qualquer tipo de gorduras ou sal.

Maçã: A cor escura da maçã depois de ser cortada resulta da libertação de uma enzima chamada polifenol oxidase. É produzida quando as células do fruto são cortadas. Existem mais de sete mil variedades de maçã em todo o mundo.

Tâmara e kiwi : Não são conhecidos como frutos afrodisíacos, mas os níveis de estradiol e componentes flavonoides elevados na tâmara e no kiwi aumentam o número de espermatozoides e ajudam na flexibilidade.

Laranja, limão e toranja: A casca destes frutos ajuda a combater o mau cheiro dos sapatos. O limão acelera ainda o processo de cicatrização.

Kiwi e lima: Os bioflavonoides cítricos ajudam a amenizar a frequência e intensidade dos ataques de asma.

Pera, figo, papaia e kiwi: Os grandes níveis de fibras e as baixas calorias aceleram o trânsito intestinal e favorecem a formação de fezes. 

Cereja e figo: Os ácidos e flavonoides presentes na cereja combatem infeções orais. Por outro lado, mastigar duas a três folhas de figueira e gargarejar com água previne o mau hálito.

Cereja, lima, kiwi, melão e maracujá: Estes frutos relaxam o sistema nervoso e melhoram a qualidade do sono, uma vez que são grandes fontes de nutrientes e vitaminas como o magnésio, vitamina E, zinco, ferro e ácido fólico.

Lavagem da fruta: Os cientistas aconselham lavar com água corrente e secar com uma toalha: a simples imersão em água não elimina bactérias, mas a fricção da toalha pode ajudar a reduzir os microrganismos. 

Texto editado por Marta Reis