Mercado automóvel desacelera em maio

Dados foram revelados pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP)

No mês de maio, observou-se um crescimento homólogo de 1,1% no mercado autómovel em Portugal, segundo dados divulgados pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). Contudo, foi registada uma desaceleração face à variação acumulada nos primeiros cinco meses do ano .

Os representantes legais de marcas de automóveis a operar em Portugal matricularam 27.470 veículos automóveis, ou seja, mais 1,1 por cento do que em igual mês do ano anterior. Já no período de janeiro a maio, foram introduzidos no consumo 125.452 novos veículos, o que representou um crescimento homólogo de 5,2 por cento.

Por categoria Na categoria de automóveis ligeiros de passageiros, em maio, foram matriculados em Portugal 23.576 viaturas, ou seja, menos 0,3 por cento do que no mês homólogo do ano anterior. Nos cinco primeiros meses de 2018, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 108.286 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 5,8 por cento relativamente a período homólogo de 2017.   

Já o mercado ligeiros de mercadorias registou, em maio de 2018, uma evolução favorável, tendo crescido 13,5 por cento face ao mês homólogo do ano anterior e situando-se nas 3.541 unidades matriculadas. Em termos acumulados, no período de janeiro a maio, o mercado atingiu 15.142 unidades, o que representou um acréscimo de 1,5 por cento face ao mesmo período do ano anterior.   

Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em maio, verificou-se uma queda significativa de 12,0 por cento em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 353 veículos desta categoria. Nos cinco primeiros meses de 2018, as matrículas totalizaram 2.024 unidades, o que representou um decréscimo do mercado de 0,4 por cento relativamente ao período homólogo de 2017.