Mais de 50 tubarões mortos dão à costa no País de Gales

Foi na idílica baía de Rhossili, em Gales, que a descoberta foi feita. Suspeita-se que os tubarões tenham morrido presos entre as redes dos pescadores, que depois se desenvencilharam dos cadáveres atirando-os ao mar

Foram Laura Campbell e o namorado quem encontrou os cadáveres na praia. Mais de cinquenta tubarões que o mar empurrou para a areia e que transformaram o passeio daquele casal num momento tortuoso. "Foi tão impactante… sempre gostei de tubarões e cheguei a fazer mergulho para poder vê-los", disse Campbell em declarações ao "Wales Online".

Pelas fotografias que tirou, é possível ver que pelo menos um dos tubarões está enredado em fio de pesca, o que sugere que terá ficado preso e foi depois atirado de novo às águas. E terá sido isso que aconteceu a todos os outros, com os cadáveres a serem empurrados pela corrente até à costa.

Este tipo de incidentes nem é invulgar. De acordo com um estudo publicado na revista "Marine Policy", estima-se que morram todos os anos cerca de 100 milhões de tubarões em redes, tratando-se na maior parte dos casos de vítimas de captura acidental. Há, no entanto, também pesca dirigida aos tubarões, sendo que muitas vezes os pescadores cortam as barbatanas e os devolvem vivos às águas onde agonizam até à morte.

Depois de vários alertas e campanhas, nomeadamente da parte de activistas, em 2017 foi celebrado um pacto transnacional entre 126 países com vista a proteger os tubarões da pesca. Quando um tubarão é capturado acidentalmente pelas redes dos pescadores, estes estão obrigados a libertá-lo com o máximo cuidado, e devolvê-lo ao mar impedindo que perca a vida. Mas, como se vê na costa galesa, todo o cuidado que os pescadores tiveram foi em aliviar-se de responsabilidades pela matança negligente. Entretanto, as autoridades iniciaram uma investigação para apurar responsabilidades.