Sporting. Jorge Jesus sai por mútuo acordo e mantém-se alerta máximo para novas rescisões

Apesar de ainda ter mais um ano de contrato com os leões, as divergências com o presidente, que têm vindo a agudizar–se, e os últimos acontecimentos vividos no seio leonino não permitem que o técnico continue em funções

Ao fim de praticamente três anos, o casamento entre Jorge Jesus e o Sporting chega ao fim. O treinador, que chegou ao emblema de Alvalade em julho de 2015 e tinha contrato válido com os leões até ao final da próxima temporada, reuniu-se este domingo com a administração da SAD do clube para levar a cabo a rescisão contratual por mútuo acordo. Desta forma, com o processo a ser encaminhado de forma amigável, ambas as partes ficam livres de ter de pagar quaisquer indemnizações.

Depois de ter conquistado dois troféus ao serviço do Sporting – uma Supertaça de Portugal (2015/16) e uma Taça da Liga de Portugal (2017/18) –, Jorge Jesus despede-se do conjunto leonino para, muito provavelmente, rumar à sua primeira aventura além-fronteiras.

Tal como a imprensa saudita já tinha avançado no início do mês de maio, é cada vez mais certo que o futuro profissional de Jesus passe pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Jorge Mendes, empresário do técnico de 63 anos, é o responsável pelas negociações e, ao que tudo indica, já chegou a um entendimento com o Al-Hilal: o treinador português deverá assinar um contrato válido por duas temporadas (mais uma de opção) e receber cerca de 7 milhões de euros anuais, livres de impostos – um acordo, contudo, que só ficará fechado depois de o ex-orientador do Benfica estar oficialmente desvinculado dos leões.

CD contraria Patrício Embora sempre tenha defendido que iria orientar os leões até cumprir o contrato assinado, para Jorge Jesus já não estão reunidas as condições necessárias para continuar no comando da turma de Alvalade, sobretudo depois dos últimos acontecimentos vividos no seio leonino, com destaque para o violento ataque ocorrido na academia de Alcochete. A somar ao período conturbado, é ainda de notar a revelação feita, na passada sexta-feira, pelo guarda-redes Rui Patrício, na carta com o pedido de rescisão que fez chegar à SAD leonina. Entre as várias confissões que faz no documento, que reúne um total de 34 páginas, o capitão do Sporting confirmou que o treinador da equipa principal de futebol dos leões havia sido despedido dias antes de o plantel disputar a final da Taça de Portugal, no Jamor.

“A 15 de maio, [Jorge Jesus] informou alguns jogadores que tinha sido suspenso na reunião do dia anterior e que ia dizer isso a todos os jogadores no treino, mas como não havia nota de culpa, manter-se-ia no exercício das suas funções”, pode ler-se na carta de rescisão do guardião.

Porém, durante a tarde de ontem, o conselho diretivo do Sporting, através de comunicado, negou que algum dia Jorge Jesus tenha sido despedido, contrariando a versão avançada pelo atleta. “É totalmente falso que alguma vez Jorge Jesus tenha sido despedido, que lhe tenha sido oferecida a renovação de contrato ou que o treinador tenha feito qualquer tipo de chantagem com uma possível rescisão por justa causa”, assegura. No mesmo texto, assinado pelos membros do conselho diretivo e da comissão executiva da SAD, é ainda referido que o “Clube está em normal atividade” e “que este ano já é o melhor da nossa história”.

descontrolo sem fim? A saída de Jorge Jesus chega, de resto, dois dias depois de a situação começar a ganhar contornos que, a confirmarem-se, podem deixar o Sporting, financeiramente falando, em maus lençóis. Tal como já foi referido, na passada sexta-feira, Rui Patrício apresentou a carta com o pedido de rescisão, neste caso unilateralmente, alegando justa causa, e, instantes depois, o extremo Daniel Podence seguiu as pisadas do capitão (tal como JJ, ambos são representados pela Gestifute, do já referido empresário Jorge Mendes).

Apesar de William Carvalho ainda não ter seguido o exemplo dos dois colegas, o médio parece estar cada vez mais perto de o fazer. Enquanto isso não acontece, a verdade é que a imprensa internacional desportiva já dá o internacional português como um dos primeiros reforços do Everton, clube que oficializou a contratação do treinador português Marco Silva na passada quinta-feira. A par do médio defensivo, também Bruno Fernandes, Gelson Martins, Bas Dost e Acuña estão entre os maiores ativos em risco do plantel dos leões. A confirmar-se o cenário de debandada – algo que o presidente leonino Bruno de Carvalho tem tentado travar a todo o custo nas últimas semanas –, o Sporting pode pôr em causa mais de 200 milhões de euros, valores naturalmente indispensáveis para o clube, já que a venda de atletas é a sua principal fonte de rendimento. A atrasar-se muito mais a resolução do problema, o conjunto verde-e-branco pode mesmo vir a ter sérios problemas na reconstrução do plantel e, consequentemente, no desenvolvimento da pré-época.

De acordo com a imprensa nacional desportiva, os dois futebolistas que efetivaram o pedido de rescisão, Patrício e Podence, admitem voltar atrás, mas com uma condição: se Bruno de Carvalho sair da direção. Se assim for, BdC terá até ao próximo dia 8 de junho para tomar uma decisão, já que o prazo legal para o guarda-redes e o extremo regredirem na sua tomada de decisão, sem que a mesma tenha danos colaterais, é de sete dias.

BdC festeja título de hóquei em patins A telenovela que envolve a equipa principal de futebol dos leões parece continuar longe de conhecer o desfecho, mas este fim de semana teve um desvio. Em causa esteve o título de campeão nacional de hóquei em patins. À parte o turbilhão de acontecimentos diários, o Sporting venceu este sábado o FC Porto, por 4-3, no Pavilhão João Rocha, resgatando um troféu que não conseguia alcançar há 30 anos.

À semelhança do que tinha acontecido com a vitória dos leões no jogo do título do campeonato nacional de voleibol, ante o eterno rival Benfica, este sábado, Bruno de Carvalho invadiu o ringue para celebrar a conquista com os seus jogadores. O momento era de festa e, por esse motivo, o presidente, como já é habitual, fez uso das redes sociais para registar o feito. Bruno Carvalho reagiu através do Facebook à conquista, mas o post acabou por gerar polémica. A mensagem publicada pelo dirigente leonino fez-se acompanhar de todos os títulos ganhos pelos leões esta temporada nas modalidades, com exceção de um… a Taça da Liga.

“Obrigado a todos pela atitude e compromisso. Isto é o Sporting Clube de Portugal. O Universo Sportinguista merece ser feliz”, começa por escrever na mensagem, que é então concluída de forma mais generalizada: “E a tantas, tantas outras conquistas nas restantes modalidades.”