Liga MEO Surf: Teresa Bonvalot e Gony Zubizarreta vencem o Allianz Figueira Pro

A surfista cascalense e o basco lideram, à passagem da terceira etapa, os respetivos rankings da prova

Teresa Bonvalot e Gony Zubizarreta conquistaram, este domingo, o triunfo no Allianz Figueira Pro, a terceira de cinco etapas da Liga MEO Surf 2018, que se disputou na Praia do Cabedelo. Estes triunfos permitiram a ambos seguirem na liderança dos respetivos rankings da Liga. Mas se no caso de Teresa esta foi a segunda vitória do ano, para Gony foi uma estreia a vencer em 2018, depois de ter sido finalista vencido nas duas primeiras etapas.

Num dia final que arrancou com a realização das meias-finais, Gony Zubizarreta começou por superar Tomás Fernandes, marcando assim encontro com um surpreendente João Kopke na grande final (surfista que, note–se, alcançou a sua primeira vitória da carreira no circuito).

A final masculina foi pautada pelo equilíbrio e pela incerteza até ao final. Porém, nos últimos minutos, Gony Zubizarreta utilizou o fator experiência para se superiorizar a Kopke, terminando o heat com 13,75 pontos, contra 10,50 do adversário. “Finalmente cheguei ao triunfo”, salientou o surfista galego. “Estava a sentir-me bem, a surfar bem e já tinha vontade de ganhar uma etapa. Já tinha ficado duas vezes em segundo lugar e agora queria ganhar. O João Kopke estava a surfar muito bem e tinha a melhor onda da final até aos últimos minutos. Ele deu muita luta e eu já sabia que ia ser uma final difícil. Foi uma bateria renhida mas, felizmente, no final, tudo correu a meu favor”, acrescentou.

Gony é desta forma cada vez mais líder do ranking da Liga MEO Surf 2018, assumindo ainda a liderança da corrida pela Allianz Triple Crown. Já Filipe Jervis, que ascendeu ao 2.o posto do ranking, vai na frente da luta pelo título nacional para a Praia Grande, onde se disputará a quarta etapa do circuito, de 6 a 8 de julho. Vasco Ribeiro continua no 3.o posto do ranking, seguido por João Kopke que, depois desta final, escalou dez posições no ranking.

Já na prova feminina, Teresa Bonvalot superiorizou-se à jovem Francisca Veselko na primeira meia-final e viu Camilla Kemp superar Mariana Assis na bateria seguinte. A final feminina teria assim frente-a-frente as duas primeiras surfistas do ranking, com a liderança do mesmo em disputa.

À semelhança do derradeiro heat masculino, as surfistas cascalenses protagonizaram uma final muito equilibrada e, depois de ter passado todo o heat na segunda posição, Bonvalot beneficiou de uma onda no último minuto que a levou para a liderança, por uma margem de apenas 0,40 pontos.

“Soube muito bem virar o resultado já no final”, começou por dizer Teresa Bonvalot, após repetir o triunfo que já havia alcançado no ano passado na Figueira da Foz. “Foi uma final complicada, com as ondas a estarem um pouco paradas. Fiz apenas três ondas e a primeira delas foi já com 15 minutos de heat realizados, mas felizmente ganhei”, vincou. Com este triunfo, Teresa Bonvalot alargou a distância para a concorrência na luta pelo título nacional, com Camilla Kemp a seguir na vice-liderança do ranking.