CP. Greve dos comboios vai ter um impacto de 1,3 milhões de euros

“A CP lamenta profundamente que os passageiros estejam a ser prejudicados por esta greve”

A paralisação dos trabalhadores ferroviários esta segunda-feira tem um impacto na ordem dos 1,3 milhões de euros, revelou o presidente da CP – Comboios de Portugal.

"Esta paralisação tem um impacto na perda da receita diária na ordem dos 700 mil euros. Nos três dias, deverá andar próximo dos 1,3 milhões de euros", disse à agência Lusa Carlos Gomes Nogueira.

Os sindicatos que marcaram a greve de hoje consideram que “a circulação de comboios só com um agente põe em causa a segurança ferroviária — trabalhadores, utentes e mercadorias”, e defendem ser necessário ”que não subsistam dúvidas no Regulamento Geral de Segurança (RGS)”.

O pré-aviso de greve foi emitido por sindicatos da CGTP, da UGT e independentes, uma vez que acreditam que a redação do RGS deixa em aberto a possibilidade de os operadores decidirem se colocam um ou dois agentes nos comboios.

"A CP lamenta profundamente que os passageiros estejam a ser prejudicados por esta greve […]. Desde há 20 anos que a regulamentação permite a circulação de comboios em regime de agente único, sendo que, no caso da CP, nunca se prescindiu de dois agentes na tripulação. A tripulação composta por dois agentes é regra na CP […], é o nosso compromisso, que foi, formalmente, apresentado junto da tutela e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes [IMT]", afirmou Carlos Gomes Nogueira.

O responsável revelou que esta paralisação, que já teve impacto no domingo, deverá afetar a circulação de comboios na terça-feira, tendo em conta "a natureza e o modelo de exploração da CP". O Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial Itinerante (SFRCI), que estima que a adesão à greve desta segunda-feira ronde os 85%, diz que a circulação de comboios deve estar normalizada por volta das 05h30 de terça-feira.