Temperaturas abaixo da média para esta altura do ano

O verão começa já no dia 21 de junho, mas parece que vamos ter chuva e frio durante os próximos dias 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstos períodos de chuva e aguaceiros até, pelo menos, sexta-feira, sendo que a precipitação será mais forte nas zonas do norte e centro do país.

Além disso, as temperaturas também não vão ser de primavera e vão voltar a sofrer uma descida. "Até quarta-feira [o mau tempo] tem origem numa zona depressionária a norte da Península Ibérica e a partir de quinta-feira a passagem de uma superfície frontal fria vai fazer com que as temperaturas desçam" disse uma meteorologista do IPMA, ao Diário de Notícias.

"Estamos na primavera e é habitual a ocorrência de trovoadas, aguaceiros e granizo", refere a especialista, que recorda que, em 2013, houve queda de neve na Serra da Estrela exatamente nesta altura.

Sexta-feira será o dia mais quente da semana, com as máximas a variar entre os 17º e 26ºC, mas no sábado as temperaturas voltam a descer.

Contudo, apesar da instabilidade do tempo, o IPMA refere que é possível que ocorra uma vaga de calor ainda durante este mês.