Portugueses conscientes dos problemas ambientais

Os portugueses estão mais conscientes dos problemas ambientais, mas ainda estão “aquém de práticas quotidianas”, revela o Relatório do Estado do Ambiente (REA) divulgado hoje pela associação ambientalista Quercus

No Dia Mundial do Ambiente, em que se celebram práticas como a separação do lixo e a própria reciclagem dos resíduos, a Quercus salientou que os portugueses não estão preparados para seguir estes hábitos, por falta de conhecimento.

A Quercus realça que a sociedade portuguesa não tem estes hábitos porque não sabe como reduzir a quantidade de lixo e travam desde logo os comportamentos sustentáveis. Os ambientalistas defendem a circulação da informação, a fim de parar o problema.

No ano passado, cada cidadão em Portugal continental produziu mais de um quilo de resíduos por dia, totalizando quase cinco milhões de toneladas (mais 2.3% do que em 2016 foram). Os dados do REA revelam ainda que 84% dos resíduos recolhidos em 2017 não estavam separados.

As metas que Portugal estabelece são para os próximos dois anos: pretende reduzir a produção de resíduos em 10% e aumentar o número de pessoas que fazem reciclagem.

Estas medidas devem ser alcançadas através da educação ambiental que tem um papel fundamental nas mentalidades dos cidadãos, afirmou o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, ao confirmar que estão destinados três milhões de euros para projetos e ações concretas sobre as decisões de consumo de cada português.