Sabia que existe uma ‘corrida do queijo’? | VÍDEO

É uma tradição com vários séculos e um britânico acabou de bater o recorde

E se o desafiassem a descer uma ribanceira a correr, no meio de uma multidão, só para tentar apanhar um queijo com 3,7 quilos? Sim, é um desporto com centenas de anos e houve um homem que bateu um recorde na última edição.

Segundo a BBC, Chris Anderson venceu as 22 corridas nos últimos 14 anos – este ano venceu a primeira e a terceira das três corridas para homens. A sua estratégia, disse Associated Press, foi “correr e tentar manter os pés no chão”.

Mas, afinal, o que é a ‘corrida do queijo’? Trata-se de um evento em que centenas de pessoas descem uma colina chamada Cooper’s Hill, em Gloucestershire, no sudoeste de Inglaterra, para tentarem apanhar um queijo. A verdade

E este não é um ‘desporto’ recente. Segundo o jornalista Fraser McAlpine, citado pelo site Smithsonian Mag, não se sabe ao certo quando é que esta tradição surgiu, mas poderá ter aparecido por volta do século XV. Terá sido uma evolução de um ritual no qual eram atirados troncos de madeira a arder de uma ribanceira.

De acordo com o site do Museu Smithsonian, a BBC noticiou em 2014 que a primeira referência a esta corrida foi feita numa mensagem do arauto de Gloucester, em 1826 – nessa altura este jogo era já uma tradição.

Esta corrida parece inofensiva, mas pode ser perigosa – várias pessoas magoam-se durante este evento. Aqui fica um vídeo com alguns dos momentos da edição deste ano.