Empregabilidade no setor do turismo sobe para 90%

A conclusão é do “Estudo de Inserção Profissional” relativo a 2017

A taxa de empregabilidade dos alunos formados nas escolas do Turismo de Portugal subiu para 90%, tendo sido atingido o índice mais elevado dos últimos dez anos, de acordo com o "Estudo de Inserção Profissional" relativo a 2017.

Os cursos que registam maior empregabilidade são o de Técnicas de Cozinha/Pastelaria (94%) e o curso de Gestão Hoteleira em Restauração e Bebidas (95%).

O estudo destaca ainda que, dos alunos empregados, 88% se encontram a desenvolver atividade no setor do turismo e 90% ficaram colocados no mercado de trabalho em menos de três meses.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, congratula-se com a “subida da empregabilidade para 90%, o que evidencia a qualidade do programa formativo das Escolas de Turismo, recentemente premiado pela Organização Mundial de Turismo e que levou as Escolas do Turismo de Portugal a serem as primeiras na rede internacional da OMT. Estes resultados obrigam-nos a trabalhar ainda mais para garantir que aumentamos o número de alunos das escolas”.

Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “ano após ano, procuramos adaptar a nossa oferta formativa à realidade do mercado para, desta forma, contribuirmos para a empregabilidade dos nossos alunos e, consequentemente, a excelência do setor. O nosso objetivo último, inscrito na Estratégia Turismo 2027, é o de potenciar o conhecimento, valorizando as profissões do turismo, a formação de recursos humanos, a capacitação de empresários e gestores, a difusão de conhecimento e informação e a afirmação de Portugal como smart destination”.