LifeStyle

Então vamos falar de adaptógenos…

A última pessoa a quem dei uma consulta na sexta-feira estava muito esclarecida e dizia-me que queria e precisava de “comida como aliada, para ter energia e foco e não se sentir tão cansado”. Obviamente, enquanto o ouvia, esboçava um sorriso, porque é exatamente isso que penso: os alimentos devem ser os nossos principais aliados - a comida como medicina. 

Então, se nunca ouviu falar em adaptógenos, deixe-me rapidamente esclarecer. Pelo que se sabe, o termo “ervas ou substâncias adaptogénicas” foi registado pela primeira vez em 1947 pelo cientista russo N. V. Lazarev, que o usou para descrever esse efeito não específico que aumenta a resistência do corpo ao stresse. Os suplementos adaptógenos são resultado da utilização de ervas poderosas. Desde tempos muitos antigos, os adaptógenos são utilizados como fonte de energia e tranquilidade. Os ingredientes herbais são utilizados para melhorar a saúde do sistema ad-renal, sendo este o sistema responsável pelo controlo das respostas hormonais do corpo ao stresse. Como provavelmente sabe, o seu corpo é construído para libertar a hormona cortisol para responder ao stresse, mas níveis elevados de cortisol durante longos períodos de tempo e stresse crónico podem afetar todos os sistemas fisiológicos do corpo, incluindo as glândulas tiroide e ad-renais. Isto significa que os adaptógenos ajudam a fortalecer a resposta do corpo ao stresse. Como consequência, lida-se melhor com a ansiedade e a fadiga do organismo. Tudo isso ocorre sem picos e quedas, como acontece com a cafeína, por exemplo. Já existem disponíveis vários e obviamente que não precisamos de os usar todos. Os adaptógenos errados para as suas necessidades individuais e a sua composição biológica podem sair lhe caro e, na pior das hipóteses, serem prejudiciais ao seu corpo. Na receita de hoje incluo um dos meus favoritos, a maca, conhecida como ginseng peruano, cujo nome latino é Lepidium meyenii. Esta planta em forma de nabo, pertencente à família da mostarda, cresce na cordilheira dos Andes há 2000 anos. É lendária por fornecer energia e clareza mental, e pode aumentar a libido. Este superalimento irá mantê-lo cheio de energia e boa disposição.

Smoothie Bowl de Maca 

Ingredientes Smoothie

2 bananas congeladas 

1 rodela grande de ananás 

1 colher de sopa de óleo de coco 

1 copo de leite de amêndoa (ou o que desejar)

1 colher de manteiga de amêndoa (ou outra que deseje)

1 colher de sopa de maca (a quantidade diária depende do fabricante)

Vagem de baunilha

Opções para o topping 

Maracujá

Kiwi

Romã 

Framboesas 

Amêndoas cruas 

Método 

Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até atingir a consistência desejada.

Sirva num pote e coloque os toppings que quiser. Coma ou beba devagar - lembre-se que a digestão começa na boca - e saia por aí e conquiste o mundo.