Exportações dispararam 18% em abril

Exportações foram puxadas pela produção do T-Roc. Efeitos de calendário também justificam, em parte, este aumento. 

Pela primeira vez este ano, a variação das exportações foi maior do que a das importações. No mês de abril, as exportações de bens avançaram 18,1% face a igual período do ano passado, enquanto as importações cresceram 13,1%.

Os dados foram revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que justifica estes números com uma questão de calendário. «Estas evoluções refletem, em parte, efeitos de calendário, dado que abril de 2018 teve mais dois dias úteis que abril de 2017», revela.

Com este desempenho das exportações, o défice comercial reduziu-se em 39 milhões de euros, em comparação com o mês homólogo de 2017, para 1.253 milhões de euros em abril.

No trimestre terminado em abril, as exportações cresceram 5,2%. Já as importações subiram 7,1%, acelerando face aos 6,6% registados no primeiro trimestre. 

Os números mostram que são os automóveis para transporte de passageiros, influenciados pela produção do T-Roc na Autoeuropa  os bens mais exportados. Esta categoria de bens quase duplicou no trimestre terminado em abril, passando de 465 milhões de euros para 899 milhões de euros.