Santos Populares. Três marchas de Lisboa dizem que foram prejudicadas

O desfile na Avenida da Liberdade decorre na noite de Santo António, 12 de junho, às 21h00.

Santos Populares. Três marchas de Lisboa dizem que foram prejudicadas

Os Santos Populares já arrancaram e com eles veio também uma polémica: as marchas de Santa Engrácia, Benfica e Alto do Pina dizem-se prejudicadas em relação às restantes. Em causa está o tempo que tiveram para preparar-se para a competição.

"Fomos muito prejudicados, porque muitos marchantes começaram a ir para as marchas em redor. Estamos numa zona onde há muitas marchas, só a nossa freguesia tem três marchas. Os marchantes dispersaram muito", disse Pedro Duarte, da marcha de Santa Engrácia, à agência Lusa.

Isto aconteceu porque estas três marchas só souberam que iam participar no concurso em março: a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) revelou a 2 de março que o concurso deste ano iria ser alargado, passando de 20 a 23 marchas.

"Esta decisão surge na sequência das questões suscitadas pela aplicação do novo regulamento e dos contributos recebidos por parte de diversas coletividades, bem como da recomendação da Comissão Permanente de Cultura da Assembleia Municipal", revelou a EGEAC.

A maioiria das marchas começa a preparar-se em novembro do ano anterior, o que fez com que estas três marchas, adicionadas ao concurso mais tarde, tenham sentido dificuldades acrescidas em criar algo que pudesse competir com as restantes.

"Não é fácil encontrar 50 pessoas, não é fácil gerir o horário de vida dessas pessoas, porque, de facto, nessa altura muitos dos marchantes que normalmente marcham em Benfica já estavam noutras marchas", pois "não havia expectativa nenhuma de Benfica sair à rua", disse João Simões, coordenador da marcha de Benfica.

"Prejudicados sentimo-nos um bocadinho. Tivemos muito menos tempo para nos preparar, uma vez que a decisão foi em março, e as outras marchas desde novembro que sabiam que iam participar", disse à Lusa Hugo Miguel Barros, ensaiador da marcha do Alto do Pina.

Recorde-se que o desfile na Avenida da Liberdade decorre na noite de Santo António, 12 de junho, às 21h00.