Combustíveis. Preços voltam a descer a partir desta segunda-feira

CDS já revelou que vai levar ao parlamento, no dia 21 abolição da sobretaxa sobre os combustíveis.

Os preços dos combustíveis vão voltar a descer a partir desta segunda-feira.  Trata-se da segunda semana consecutiva de descidas, depois de 10 semanas contínuas de aumentos, o que colocou os preços dos combustíveis em máximos de 2014.  Esta redução vai ser sentida tanto na gasolina como no gasóleo e as reduções rondarão os dois cêntimos por litro.
O preço da gasolina simples 95 octanas deverá descer dois cêntimos para 1,579 euros, tendo em conta o preço médio praticado na semana passada nos postos de abastecimento em Portugal. Já o custo médio do gasóleo simples, se diminuir dois cêntimos, recuará para 1,362 euros.

As subidas foram provocadas essencialmente pelo aumento dos preços das matérias-primas, conjugado com a desvalorização do euro. Um contexto que inverteu nestas duas semanas, o que se deverá refletir nos preços praticados nas bombas de abastecimento.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sétimo mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 6ª posição entre os países do espaço comunitário. O relatório da Comissão Europeia também deixa claro que a grande fatia do preço cobrado por cada litro de combustível vai para os cofres do Estado.

Fim da sobretaxa

Face aos valores que são praticados atualmente, o CDS  vai apresentar no dia 21 de junho uma iniciativa legislativa para eliminar imposto sobre a gasolina e o gasóleo criado em 2016 pelo atual governo. De acordo com Pedro Mota Soares, “os custos de política fiscal” tiveram “maior peso nos preços de venda ao público dos combustíveis rodoviários”, implicando um aumento de “56% no gasóleo e 26% na gasolina desde 2004”.

O centrista crítica a decisão do governo de, em janeiro de 2016, criar “uma sobretaxa de seis cêntimos por litro na gasolina e no gasóleo” no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), Mota Soares lembrou a promessa de então de que “essa taxa seria neutral, isto é, se o preço da gasolina subisse, iria descer a taxa”.

“O governo falhou na promessa que fez e, por isso mesmo, o CDS quer baixar a fatura dos combustíveis para os portugueses. No próximo dia 21 não vamos ficar só por conversas ou reclamações, vamos levar ao parlamento uma iniciativa legislativa para eliminar esta sobretaxa”, salientou.

Esta iniciativa legislativa, segundo o deputado, é para “ter um caráter imediato”, a fim de que “possa significar o mais rapidamente possível uma descida do preço dos combustíveis para os portugueses”.