Morreu Danny Kirwan, o ex-guitarrista dos Fleetwood Mac

Músico morreu na passada sexta-feira aos 68 anos.

Danny Kirwan, antigo guitarrista do grupo de rock Fleetwood Mac, faleceu em Londres, aos 68 anos, anunciou esta segunda-feira Mick Fleetwood, cofundador do grupo, através do Facebook.

O músico, que esteve na ribalta nos anos 70, morreu na passada sexta-feira, dia 08 de junho.

“O Danny foi uma enorme força nos nossos primeiros anos. O seu amor pelo blues levou-o a juntar-se aos Fleetwood Mac, em 1968, e foi ali que encontrou a sua casa musical durante muitos anos", escreveu Mick Fleetwood.

O grupo, que inicialmente tinha um vertente blues, tornou-se nos anos de 1970 como um dos mais consagrados grupos de pop do mundo, tendo sido vendidos mais de 100 milhões de álbuns.

O trabalho de Danny Kirwan pode ser ouvido em álbuns como 'Then Play On' (1969), 'Blues Jam at Chess' (1969), 'Kiln House' (1970), 'Future Games' (1971) e 'Bare Trees' (1972).

“A verdadeira herança de Danny viverá para sempre na música que ele escreveu e tocou tão magnificamente” afirmou Mick Fleetwood.

Kirwan lutava contra uma dependência do álcool e foi excluído do grupo em 1972. Durante algum tempo viveu na rua no início dos anos 1990, em Londres.

O grupo, fundado em 1967, que tem o nome dos seus fundadores Mick Fleetwood e John McVie, continua a fazer digressões com os novos elementos Mike Campbell e Neil Finn.