Morreu a investigadora da Cinemateca, Joana Pimentel

Instituição anunciou esta segunda-feira a morte da investigadora aos 64 anos.

A investigadora Joana Pimentel, responsável pelas aquisições patrimoniais da Cinemateca Portuguesa, morreu no passado domingo, em Lisboa, aos 64 anos.

José Manuel Costa, diretor da instituição, destacou o trabalho desenvolvido pela investigadora na localização de diversos espólios filmícos, que se encontravam disseminados, nomeadamente no que diz respeito às ex-colónias, e na relação com os depositantes da Cinemateca.

José Manuel Costa, citado pela Lusa, afirmou ainda que Joana Pimentel "marcou a diferença na forma de olhar as coleções e estudá-las e [na forma] como incentivou o trabalho de investigação sobre esses filmes".

Também o investigador Tiago Baptista destacou o contributo de Joana Pimentel, que fazia parte dos quadros da Cinemateca Portuguesa desde 1990, destacando igualmente a forma como “encorajou” o estudo e a investigação relativos ao património colonial.

No ano de 2002, do nº64 do ‘Journal of Film Preservation’, da Federação Internacional dos Arquivos de Filmes, fez parte um artigo de Joana Pimentel, sobre a temática colonial, que teve como nome "La collection coloniale de la Cinemateca Portuguesa: 1908-1935".

O velório realiza-se esta segunda-feira, a partir das 18:00 horas, na capela mortuária da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, e terça-feira será celebrada uma missa pelas 15:30, seguindo-se o funeral para o Cemitério do Alto de São João.