Coreia do Norte continua na mira do Japão. Novo satélite lançado para vigilância

O Japão está a utilizar os satélites para estar a par do desenvolvimento das estações de lançamento de mísseis da Coreia do Norte e também para captar imagens de áreas afetadas por desastres naturais.

O Japão lançou, esta terça-feira, um novo satélite para vigiar a Coreia do Norte. O objetivo passa por vigiar as instalações militares do país e captar imagens das áreas que foram afetadas por desastres naturais.

"O foguete voou como planejado e o satélite de colheita de dados foi devidamente separado", confirmou a Agência de exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).

Segundo a agência, o satélite, do tipo radar, foi lançado num foguete H-2ª, às 04:20 (05:20 em Lisboa), a partir do centro espacial Tanegashima, na província de Kagoshima.

O satélite lançado pelos japoneses capta imagens à noite e não se deixa afetar pela meteorologia. Além disso, capta ondas de rádio refletidas do solo.

Com o lançamento desta terça-feira, o país asiático tem quatro satélites do mesmo género em órbita, com dois dispositivos que capturam imagens a longa distância – chamados de dispositivos de reconhecimento – e tem o objetivo de conseguir comandar cerca de 10 satélites no total.