Setor público demora 86 dias a pagar

Situação financeira difícil é a causa mais apontada para atrasos de pagamentos.

Portugal é um dos dois países europeus onde os atrasos de pagamento no setor público são mais dilatados. A conclusão é de um estudo da Intrum e revela que dos 29 países europeus inquiridos só a Itália paga mais tarde. Ou seja, o setor público em Portugal demora 86 dias a efetuar os seus pagamentos e a Itália 104. 

Situação oposta ao que se verifica em países como a Eslováquia, onde o setor público paga a 29 dias, a Noruega a 26 dias, República Checa, Estónia, Dinamarca e Finlândia a 25 dias, o Reino Unido a 23 dias e a Letónia a 18 dias, este último, o país que se posiciona como tendo o setor público mais cumpridor em matéria de pagamentos. Aliás, dos 29 países, apenas estes oito  cumprem a diretiva europeia e pagam a menos de 30 dias os seus compromissos a fornecedores.

Desta forma, a média europeia de pagamentos no setor público continua a ser elevada, situando-se nos 40 dias e descendo apenas um dia face ao período homólogo de 2017, que era de 41 dias. 

72% dos inquiridos nacionais apontam a situação financeira dos seus clientes como o principal motivo dos atrasos, uma percentagem igualmente superior à média europeia de 62%. Segue-se o atraso de pagamento intencional, referido por 59% das empresas que responderam ao inquérito, valor também superior à média europeia que se situa nos 48%. 

A ineficiência administrativa dos clientes é igualmente apontada como uma das principais causas para os atrasos de pagamentos. Um motivo que teve um crescimento significativo em Portugal, passando dos 49% em 2017, para 55% em 2018, valor também superior à média europeia que se situa nos 45%. A ineficiência administrativa poderá estar relacionada com a falta de contratação de mais trabalhadores nas empresas e a existência de procedimentos adequados.