Marcelo regressa aos Estados Unidos e reúne-se com Trump

Presidente da República será recebido na Casa Branca

O presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa, vai regressar aos Estados Unidos da América nos dias 26 e 27 de Junho, estando previsto um encontro com o presidente americano Donald Trump.

A deslocação foi anunciada esta quarta-feira no site da Presidência. Numa nota oficial a Presidência justifica a visita com a necessidade de se "reforçar os sólidos laços de amizade e cooperação que unem Portugal e os EUA". Para o Palácio de Belém, "este Mês de Portugal e esta reunião constituem uma oportunidade para sublinhar o sucesso e a boa integração da comunidade portuguesa e lusodescendente nos EUA, abordar o futuro e aprofundamento das relações bilaterais entre os dois Países e debater temas relevantes da agenda internacional".

Marcelo Rebelo de Sousa terá uma reunião a sós com o homólogo Donald Trump e um encontro alargada às duas comitivas onde se inclui o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva.

No curtíssimo discurso por ocasião do 10 de Junho, nos Açores, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que os portugueses preferem "o multilateralismo realista ao unilaterialismo revivalista", em plena preparação do encontro com as autoridades norte-americanas. Em Boston, Marcelo arriscou dizer que os "EUA são grandes. Portugal é maior", numa iniciativa de contacto com as comunidades.