Energias renováveis. 32% é a nova meta estabelecida pela UE até 2030

Acordo entre o Parlamento Europeu (PE) e o Conselho da UE acerca da proposta apresentada pela Comissão Europeia estabelece meta em 32%.

Foi estabelecida esta quinta-feira uma nova meta de 32% de energia proveniente de fontes renováveis para o ano de 2030 pela União Europeia (UE), meta esta que pode ser revista em alta até 2023.

Foi feito um acordo entre o Parlamento Europeu (PE) e o Conselho da UE acerca da proposta apresentada pela Comissão Europeia. Assim, a meta obrigatória para a energia obtida através de fontes renováveis fica estabelecida em 32% até 2030, um valor entre os 27% aprovados em dezembro pelos Estados-membros e os 35% que foram solicitados pelo PE.

Recorde-se que existe também uma meta para 2020, sendo que, 20% da energia consumida tem que ser originária dos recursos naturais.

A Comissão Europeia já elogiou o acordo feito, uma vez que considera que estas novas regras permitem que todos os que fazem parte da UE possam manter “o seu papel de liderança na luta contra as alterações climáticas, na transição para uma energia limpa e no atingir dos objetivos traçados pelo Acordo de Paris", adiantou a agência Lusa.