Termómetros vão chegar quase aos 40 graus a partir de domingo

Direção-Geral da Saúde já alertou a população relativamente aos cuidados a ter devido ao calor.

No fim de semana as temperaturas vão subir e chegar quase aos 40 graus, tudo isto devido a uma massa de ar quente que vai chegar a Portugal e fazer subir as temperaturas entre três a seis graus.

Maria João Frada, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em declarações à agência Lusa, afirmou que "teremos no sábado ainda um dia com temperaturas amenas, em especial no litoral oeste, por causa do vento” contudo, “no domingo e segunda-feira há uma mudança de cenário, com o vento a rodar para leste/nordeste (…) a trazer uma massa de ar tropical, ou mesmo equatorial modificada, e o que vai trazer é uma subida generalizada da temperatura a todo o território”.

No interior, as temperaturas irão atingir os 30 a 34 graus, apenas a região da Serra da Estrela irá apresentar valores menores. Nas zonas do Alentejo mais interiores, os termómetros vão marcar entre os 35 e os 39 graus, tal como Santarém e Vale do Tejo, sendo estas as regiões mais quentes do país.

"Na Grande Lisboa, a temperatura vai subir também de forma significativa na segunda-feira, podendo atingir valores próximos dos 35 graus”, acrescentou a meteorologista.

Além disto, podemos mesmo vir a ter algumas noites tropicais, uma vez que a temperatura mínima também vai subir, sobretudo no Algarve, Alentejo, Grande Lisboa e Vale do Tejo.

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do seu site, já alertou a população para as temperaturas elevadas que se vão fazer sentir e aconselha um cuidado especial para os efeitos negativos do calor na saúde, fazendo referência à importância da hidratação e proteção contra o calor.