Estudo revela quais as músicas preferidas dos bebés quando ainda estão na barriga

Estudo do Instituto Marquès, em Barcelona, revelou o género musical preferido dos bebés quando ainda estão na barriga da mãe.

De certeza que já teve curiosidade em saber quais as músicas que os bebés mais gostam quando ainda estão na barriga da mãe. Agora, graças a um grupo de investigadores do Instituto Marquès em Barcelona, já pode ter resposta!

O grupo, que levou a cabo a investigação, utilizou um grupo de 300 bebés entre os 18 e as 38 semanas de gestação, avaliando assim com que músicas ficavam mais felizes. O estudo, dado a conhecer pelo jornal The Telegraph, teve na sua base a análise dos movimentos da boca e da língua das crianças, uma vez que, segundo os investigadores, são movimentos raros durante essa altura da gravidez e indicam sinais de estimulação.

“A música é uma forma de comunicação ancestral entre os humanos, a comunicação através de sons, gestos e danças, ultrapassa a língua falada”, afirmou a diretora do Intituto Marquès, Marisa López- Teijón.

Num total de 15 músicas e entre o rock, música clássica, tradicional e pop, descobriu-se que os bebés preferiram a música clássica ao pop e vibraram muito mais com Beethoven do que com Shakira ou Adele.

A música de Shakira para o Mundial de África de Sul, ‘Waka Waka’ e a ‘Too Much Heaven’ da banda Bee Gees marcaram o menor valor na escala de apreciação dos bebés, mas mais surpreendente foi a sua reação positiva à música ‘Bohemian Rhapsody’ e à ‘YMCA’ dos Village People.

Assim, segundo o estudo, o nível de reação à música clássica liderou com 84% e seguiram-se os 79% da música tradicional. Em último lugar ficou a música pop rock com 59%.

Para comprovar as declarações de Marisa López- Teijón, também sons de vozes humanas e o próprio Mickey Mouse foi tocado para as crianças. Apesar de reagirem mais ao som do boneco animado do que às vozes humanas, ficou comprovado que os bebés preferem a música.