Argentina – Islândia. Futebol sem bola

O eterno Jorge Valdano, dizia entre muitas outras coisas e passe a tradução “ Ganhar queremos todos, mas só os medíocres não aspiram à beleza, é como pretender eleger entre um imbecil bom ou um inteligente mau.”

Compreendo perfeitamente caro Valdano! E deixe me que lhe diga, antes mesmo de  entrar pelo campo da estética, que será em qualquer circunstância muito difícil a esta Argentina, aspirar a um grau de beleza olímpico enquanto estiver em campo um jogador chamado Biglia! Talvez o maior produto de Marketing futebolístico da actualidade!! E joga no Milão!! É o chamado jogador de equilíbrios.. que é o mesmo que perguntar se a Mulher ou o Homem X são bonitos  e a resposta ser… são simpáticos!!! 

O campeonato do Mundo é uma competição curta, cada jogo é  uma final! A Islândia sob o ponto de vista táctico e estratégico é um tratado!! Que supra organização sem bola! Defendendo zona, nunca se desequilibrando um 4x4x2 muito baixo, com os extremos Bjarnason e Gudmudsson na linha dos médios defensivos, fechando com um equilíbrio assustador o corredor central e ao mesmo tempo levando a Argentina no engodo de jogar por fora ( Argentina não quer nunca jogar por fora… largura e desequilíbrio nunca!) 

O que dizer dos 4 defesas que mais pareciam Gigantescos Icebergs de 200 metros!! Sempre no sitio certo, defesa zonal, com trocas perfeitas no timing certo, quais homens Aranha encurralando os “craques” na sua teia!

Neste jogo que chamamos Futebol, é obviamente muito mais fácil defender sem bola do que atacar com bola, ter que controlar com os pés  um objecto, é muito mais difícil do que nos posicionarmos sem esse objecto… 
Os cerca de 40 Milhões de Argentinos, têm hoje a certeza absoluta que  se isto se chamasse futebol sem bola, os Islandeses eram seguramente campeões do Mundo!

Momento do jogo

A Selecção de Sampaoli na minha modesta opinião, respeitou em demasia a Islândia, preferiu jogar 60 minutos em segurança ao invés de  ser provocatória e procurar o 1×1 em largura, Messi Messi Messi Messi a toda a hora no corredor central é muito desgastante.. 2 jogadores em equilíbrio constante no mesmo metro quadrado ( Biglia e Macherano) é frustrante! E a reduzida velocidade de execução contra esta Islândia foi fatal, apoios frontais e combinação 1-2 em aceleração como tão bem fazem nunca aconteceu! Fica no entanto a dúvida se muitos conseguirão fazer melhor… ou se esta Islândia vai na volta surpreende outra vez.

Caro “craque” Jorge Valdano, como se costuma dizer na Islândia, o que conta é a beleza interior!  E o Messi falhar penáltis claro..

“Da próxima vez emprestam nos o Dybala” Terá ficticiamente pensado o Seleccionador Islandês 

Como é amanhã Neymar? Vai ou racha?
Façam as vossas apostas…