Prisa confirma desistência do negócio de venda da TVI à Altice

Confirmação feita ao regulador espanhol

A Prisa já informou a Comissão de Valores de Mercado de Espanha da desistência do negócio de venda da Media Capital, dona da TVI, à Altice.

A Media Capital confirmou à reguladora espanhola a “rescisão do contrato de compra celebrado entre a Prisa e a subsidiária da Altice NV, a MEO – Serviços de Comunicação e a Multimédia, S.A. ("MEO"), relativo à transferência de toda a participação que a Prisa detém no Grupo Media Capital SGPS, S.A”, cita a agência Lusa.

“Tal rescisão decorre de não ter sido cumprida a data final acordada pelas partes, a última das condições de suspensão que estavam pendentes de cumprimento, referente à obtenção, pela MEO, da obrigatória autorização da operação pela Autoridade da Concorrência portuguesa”, refere o comunicado.

No dia 14 de julho de 2017 a Prisa tinha anunciado em Madrid, em simultâneo com a Altice em Lisboa, a venda da Media Capital, dona da TVI, por 440 milhões de euros a este operador de telecomunicações. A concretização do negócio estava dependente da obtenção das autorizações legais por parte do regulador.

Mas no final de maio, a Autoridade da Concorrência anunciou a rejeição dos compromissos apresentados pela Altice para a compra por entender que “não protegem os interesses dos consumidores, nem garantem a concorrência no mercado”.