Brasil – Suíça. Não há almoços grátis!

Adam Smith, para muitos considerado um dos “pais” da economia moderna, usava  muitas vezes a eterna expressão “não há almoços grátis” de Milton Friedman, sobretudo para evidenciar que ninguém dá nada a ninguém, não há facilitismos, existe sempre um relação qualquer de troca implícita. O Brasil – Suíça foi o espelho fiel desse pensamento, um…

Adam Smith, para muitos considerado um dos “pais” da economia moderna, usava  muitas vezes a eterna expressão “não há almoços grátis” de Milton Friedman, sobretudo para evidenciar que ninguém dá nada a ninguém, não há facilitismos, existe sempre um relação qualquer de troca implícita.

O Brasil – Suíça foi o espelho fiel desse pensamento, um Brasil que chegou a este Campeonato do Mundo como um dos, senão o principal candidato a vencer este certame. Tite recolocou o Brasil no trilho das vitórias, mas sobretudo com ideia de jogo colectiva que tem o mérito de exponenciar ao máximo as características individuais dos seus craques.

A Selecção Brasileira entrou no seu típico 4x3x3, um médio defensivo de coberturas, um médio de organização e construção Coutinho ( Next Iniesta?)  e um médio de transição (brutal) Paulinho, Neymar e William com liberdade no centro esquerda e centro direita e Gabriel como Nove mais móvel ( vai ser um dos melhores do mundo). Os dois  grande problemas deste Brasil para além desta magnifica SUIÇA!!! Chamou se em primeiro lugar, sobranceria… Sobretudo depois de chegar à vantagem, baixou linhas, especulou com o jogo e reduziu muito a sua intensidade ofensiva com bola, pouco jogo posicional, pouca paciência na circulação e incapacidade para ter um plano b!!! Sempre no seu 4x3x3 sem nuances ofensivas! Será um problema ou uma solução?

O segundo grande problema deste Brasil de hoje, chamou se Neymar.. mérito brutal para o jogo de Behrami  fazendo zona com o outro médio Xhaka, conseguiu sempre fechar a zona de Neymar, pressionando as linhas do corredor central ao Brasileiro e com uma disponibilidade táctica e física brutal! Neymar quis assumir tudo! Neymar sentiu a pressão de decidir!!! Erro! Neymar quer ser a estrela total e absoluta e a partir desse momento, a Selecção Brasileira deixa de pensar como um todo e passa a jogar com a lógica “ eu contra todos” e perdeu se, no tempo, no espaço, na clarividência e na sua forte organização ofensiva!

Palmas para Petkovic, palmas para a Suíça! Em 23 jogos oficiais só tem uma derrota!! Mas também pudera, foi contra a campeã de Europa Portugal!

Ordenou uma equipa brutal no seu sentido colectivo, 3 médios tacticamente e fisicamente do melhor que vimos nesta jornada! Não desequilibra ofensivamente, é verdade, não tem grandes soluções individuais, é verdade, mas tem um conhecimento táctico e uma maturidade em organização defensiva, que lhe valeu este empate e a oportunidade  de discutir palmo a palmo, o epiteto de surpresa com os Mexicanos que “ feriram” os Alemães!!

Não há almoços grátis, nem no passado, nem no presente, no alto rendimento, ou se dá 300% sempre, ou vão de “Vela” E isto ainda agora começou… Ainda estamos na fase do “Let`s look at the trailer”  como diria Lauro António.