Há três concelhos em risco máximo de incêndios

As altas temperaturas colocam ainda sete distritos sob aviso amarelo

Há três concelhos em risco máximo de incêndios

Mação, no distrito de Santarém, Gavião, em Portalegre, e Castro Marim, em Faro, são os concelhos que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta segunda-feira sob risco máximo de incêndio devido às altas temperaturas.

Há ainda 18 concelhos nos distritos de Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Faro e na ilha da Madeira com risco muito elevado, e 40 concelhos, espalhados por todos o país com risco elevado. Só os distritos  Porto, Aveiro, Leiria, Setúbal, Vila Real e Viana do Castelo não têm concelhos que registam risco elevado.

A atribuição dos níveis de risco de incêndio são calculadas tendo como base na temperatura do ar, humidade relativa e velocidade do vento registadas às 13 horas – hora de maior incidência solar – assim como a quantidade de precipitação ocorrida nas 24 horas anteriores.

Também Braga, Porto, Leiria, Portalegre, Évora, Setúbal e Beja estão sob aviso amarelo – o segundo mais alto da escala – desde as 5h de segunda-feira até às 21h de terça por causa do tempo quente. Para esta segunda-feira, as máximas vão dos 29º, em Viana do Castelo, Porto e Braga, aos 40º, em Santarém, enquanto as mínimas variam entre os 15º Celsius, em Bragança, e os 24º, em Portalegre.