Sociedade

Há três concelhos em risco máximo de incêndios

As altas temperaturas colocam ainda sete distritos sob aviso amarelo

Mação, no distrito de Santarém, Gavião, em Portalegre, e Castro Marim, em Faro, são os concelhos que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta segunda-feira sob risco máximo de incêndio devido às altas temperaturas.

Há ainda 18 concelhos nos distritos de Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Faro e na ilha da Madeira com risco muito elevado, e 40 concelhos, espalhados por todos o país com risco elevado. Só os distritos  Porto, Aveiro, Leiria, Setúbal, Vila Real e Viana do Castelo não têm concelhos que registam risco elevado.

A atribuição dos níveis de risco de incêndio são calculadas tendo como base na temperatura do ar, humidade relativa e velocidade do vento registadas às 13 horas - hora de maior incidência solar - assim como a quantidade de precipitação ocorrida nas 24 horas anteriores.

Também Braga, Porto, Leiria, Portalegre, Évora, Setúbal e Beja estão sob aviso amarelo - o segundo mais alto da escala - desde as 5h de segunda-feira até às 21h de terça por causa do tempo quente. Para esta segunda-feira, as máximas vão dos 29º, em Viana do Castelo, Porto e Braga, aos 40º, em Santarém, enquanto as mínimas variam entre os 15º Celsius, em Bragança, e os 24º, em Portalegre.