Vida

Afinal os bebés têm uma hora preferida para nascer

Estudo da Universidade de Londres afirma que os bebés preferem nascer de madrugada.

E se os bebés tivessem uma hora preferida para nascer? Um novo estudo realizado por um grupo de investigadores britânicos vem dizer que sim e que a preferência é de madrugada.

O estudo, publicado pela revista Plos One, é baseado em cerca de cinco milhões de casos e vem concluir que cerca de 7 a cada 10 partos ocorrem fora do horário apontado entre as 9 e as 17 horas, sendo que os bebés nascem preferencialmente de noite e sobretudo às 4 da manhã.

Segundo o jornal El Confidencial, esta preferência horária não é uma coincidência. A atividade do útero está sincronizada com os períodos de luz e escuridão, o que acaba por ter influência nas hormonas que desencadeiam o parto, como a melatonina, estimulada pela falta de luz, e que tem influência na oxitocina e noradrelina.

Outra justificação, citada pelo jornal espanhol, diz respeito à própria evolução humana, isto porque “os nossos antepassados reuniam-se à noite, depois de passar o dia a caçar, o que garantia proteção extra às mães que davam à luz nas últimas horas do dia”.

Além disto, o estudo, dirigido pela Universidade de Londres, concluiu ainda que, apenas pouco mais de metade das mães dão à luz de forma natural e espontânea, ou seja, sem indução por medicamentos ou cesariana.