A rendição de Scifo!

Pfaff, Gerets, Demol, Ceulemans, Van Der Elst, Vandenbergh e o (Mago) Enzo Scifo!!  Que equipa brutal esta da Bélgica no Mundial do México em 86! Chegou às meias finais, tendo sido eliminada por um génio chamado Diego Armando MARADONA!

A rendição de Scifo!

Anos se passaram e outras gerações apareceram de enorme qualidade, o Brasil da Europa como ficou muitas vezes conhecida esta Selecção Belga, iludiu, maravilhou e fez acreditar muita gente  que era possível chegar ao trono. Claro que isso nunca aconteceu caro leitor, um bocadinho como a história do Pedro e do Lobo, a Bélgica ameaçou, ameaçou, ameaçou mas faltou sempre qualquer coisa.

Roberto Martinez o seleccionador Belga, tem em mãos na minha modesta opinião, a melhor geração do futebol Belga de sempre, todos eles no seu máximo nível de maturidade futebolistica, só tem que conseguir encontrar um modelo de jogo que proporcione a expressão máxima do talento individual ao serviço de uma ideia colectiva! Coisa pouca para alguns, mas muito dificil de operacionalizar quando se tem tantos talentos e tantos”egos” à disposição. Começa bem esta Bélgica, no seu 3x4x3, cedo percebeu Martinez, que não tendo um número 6 defensivo fixo, o melhor era fechar atrás fazendo superioridade defensiva com 3 centrais, largando as laterais para 2 super atletas Meunier e o “adestrado” Carrasco, que pulmão! De Bruyne e Witsel a coordenar e gerir o carrosel ofensivo com grande critério, dois mágicos que rebentam qualquer defesa no 1×1 e na aceleração,  nas costas do super Lukaku ( 27 golos em 27 jogos!)

A Bélgica vence, convence, e ilude outra vez, o Panamá foi o “doce” adversário que ainda aguentou 45 minutos, Roman Torres no último minuto da fase de qualificação fez o golo que deu o inédito apuramento ao Panamá e foi feriado Nacional!  O grande objectivo será fazer 1 ponto e um par de golos, Barcenas  e Fidel Escobar são os grandes jogadores de uma nova geração que vem para ficar… Mas ainda é muito cedo.

O pequeno génio Hazard corre por fora, mas só ele conseguirá nos momentos mais dificeis, fazer a eterna diferença e atingir o Olimpo! Que me perdoem os mais saudosistas da geração de 86, esta Bélgica é a única que pode reverter a História do Pedro e do Lobo.

Momento do jogo