Irmãos mais velhos são mesmo mais inteligentes do que os mais novos?

Estudo diz que sim 

Os primogénitos têm uma maior probabilidade de serem mais inteligentes do que os irmãos mais novos…e a culpa pode ser dos pais, diz a ciência.

Um grupo de investigadores da Universidade de Houston, nos EUA, de New South Wales e Sheffield, no Reino Unido, concluiu que os irmãos mias velhos são, de acordo com as estatísticas, mais inteligentes que os irmãos mais novos – tanto rapazes como raparigas.

A ciência sugere que existe “uma forte correlação negativa entre a ordem de nascimento e o desenvolvimento cognitivo das crianças”, ou seja, quanto mais irmãos alguém tem, maior é a probabilidade de serem gradualmente menos inteligentes: “A magnitude dos efeitos da ordem de nascimento é substancial”, revelaram os investigadores.

Além disso, a ciência indica ainda que os mais velhos têm tendência a sentir-se muito maus confiantes no que diz respeito à própria inteligência, comparando com os mais novos, que parecem ter “uma falta de confiança mais acentuada".

Para o estudo, os investigadores analisaram mais de cinco mil crianças, em que a capacidade de leitura e vocabulário foi estudada a cada dois anos, até completarem 14 anos de idade.