Hospital do Fundão deteta presença de Legionela numa casa de banho

Não há qualquer doente infetado e já foram tomadas medidas para erradicar a bactéria

O Hospital do Fundão detetou há três semanas a bactéria “legionela ambiental” numa casa de banho no âmbito de testes de controlo interno, tendo tomado de imediato diversas medidas de prevenção. Segundo informação oficial, não existe nenhum doente infetado.

À Lusa, o presidente do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), João Casteleiro, confirmou a informação, explicando não existir qualquer razão para alarme: “No âmbito do plano de controlo que fazemos, a bactéria foi detetada no chuveiro de uma casa de banho desativada. Naturalmente que acionámos logo todas as medidas de prevenção adequadas, mas importa frisar que não temos nenhum doente infetado ou qualquer caso clínico”.

Dentro das medidas adotadas está a proibição de banhos de chuveiro, sendo apenas permitidos os banhos de banheira. Além de choques térmicos foi ainda doseado o cloro para travar a legionela presente nas canalizações.

"Estamos a seguir tudo o que está previsto pela Direção-Geral de Saúde para estes casos", concluiu à Lusa o presidente daquele centro hospitalar.