Portugal poderá receber 200 refugiados

Uma equipa do SEF e das Nações Unidas vai ao Egito para avaliar os requerentes de asilo

Portugal poderá receber 200 refugiados

Duzentos requerentes de asilo vão ser avaliados por uma equipa de inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). A equipa ira viajar até ao Egito a 8 de julho com o objetivo de conhecer melhor as pessoas antes de virem para Portugal, avança a TSF.

Para além do Egito, está já em ponderação pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que seja enviada uma equipa à Turquia com o mesmo fim. "Será possível realizar encontros com os refugiados no Egito e na Turquia dando informações sobre Portugal, explicando quais os modelos de acolhimento que temos e, nessa medida, preparando e conhecendo melhor as pessoas que nos são indicadas pelo ACNUR", disse o ministro à rádio.

Esta pré-avaliação dos candidatos a asilo em Portugal tem não só a ver com "questões de segurança", como o teste à "informação que existe de segurança e informação criminal", mas também com "questões que têm a ver com o potencial mínimo de adaptação a um país como Portugal", explica.

"O processo da resposta à crise dos refugiados passa não só por deslocar pessoas de um local para outro mais seguro, mas também por ajudar a preparar projetos de vida", acrescenta Eduardo Cabrita.

Para além destes 200 pedidos de asilo, Portugal deverá receber, até ao final do próximo ano, 1010 refugiados.