Internacional

Nova Zelândia. Jacinda Ardern é a segunda mulher do mundo a dar à luz enquanto primeira-ministra

A chefe do executivo vai tirar uma licença de seis semanas mas quer continuar a acompanhar as decisões tomadas


Desde esta quinta-feira que Benazir Bhutto, ex-líder do Executivo do Paquistão, deixou de ser a única mulher a ter um filho enquanto chefiava um governo. Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, com 37 anos, deu à luz uma menina.

A bebé nasceu às 16h45, hora local, com 3,31 quilos. “Estou certa que vamos viver todas as emoções que vivem os novos pais, e ao mesmo tempo estamos muito gratos por todo o carinho e votos de felicidade enviados por tantas pessoas”, escreveu a primeira-ministra numa publicação na sua conta de instagram.

 

Também a sua antecessora no cargo, Helen Clark utilizou as redes sociais para deixar uma mensagem de felicidade aos recém-papás. "Que dia de orgulho para Jacinda e Clarke e para todos nós. Nova vida, nova esperança", disse Helen.

 

No período de licença materna, que tem a duração de seis semanas, o governo será liderado pelo vice-primeiro-ministro Winston Peters. No entanto Jacinda Ardern já disse que não quer ficar totalmente desligada e, por isso, vai continuar a receber toda a documentação referente ao governo.

A notícia da gravidez de Jacinda Ardern provocou alguma polémica na Nova Zelândia, algo que a primeira-ministra sempre tratou com naturalidade. “Não sou a primeira mulher a desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo. Não sou a primeira mulher a trabalhar e a ter um bebé”, disse em entrevista à Radio New Zeland no início do ano.

Para além de ser a segunda mulher no mundo a ter um filho enquanto lidera um governo, Jacinda Ardern é também a mais nova chefe de governo na Nova Zelândia desde 1856.