Número de desempregados inscritos no IEFP cai a pique para mínimos de 16 anos

Passaram a estar inscritas menos 25,8 mil pessoas em apenas um mês 

Esta é a maior queda em cadeia desde, pelo menos, 1989, uma vez que num espaço de um mês, passaram a estar inscritos no centro de Emprego menos de 25,8 mil pessoas, de acordo com dados divulgados pelo IEFP.

Há cerca de 16 anos que os centros de emprego não tinham tão poucos desempregados inscritos. Por exemplo, no final do mês de maio, estavam registados nos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) cerca de 350 mil desempregados – uma queda bastante significativa relativamente a 2017.

No total, estavam registados nos centros de emprego 350.174 pessoas no final de maio deste ano, o valor mais baixo desde agosto de 2002, e um número que representa uma quebra de 19% em relação ao mês de maio do ano passado e de 6,9% em relação a abril.

“Para a diminuição do desemprego registado contribuíram todos os grupos de desempregados, com destaque para os homens, os adultos com idades iguais ou superiores a 25 anos, os inscritos há um ano ou mais, os que procuravam novo emprego e os que possuem como habilitação escolar o 1º ciclo básico, e ainda ensino secundário”, pode ler-se no relatório do IEFP.