‘Womp Womp’. Depois das políticas de Trump, a piada que deixou os EUA chocados | VÍDEO

Melania Trump está no Texas a visitar as crianças que foram separadas dos pais. Já o antigo gestor de campanha de Trump decidiu gozar com uma das meninas colocadas naqueles armazéns

‘Womp Womp’. Depois das políticas de Trump, a piada que deixou os EUA chocados | VÍDEO

Duas figuras próximas de Donald Trump decidiram agir em relação às crianças que estão em centros para migrantes no Texas. A primeira-dama, Melania Trump, foi até ao Texas, esta quinta-feira, para visitar o centro de acolhimento onde estão as crianças migrantes que foram separadas dos pais. Também o antigo gestor de campanha do presidente norte-americano, Corey Lewandowski, falou ao canal Fox News sobre uma criança com síndrome de down migrante que se encontra neste centro, acabando por gozar com ela em direto, na passada terça-feira à noite.

Foi pedido a Corey Lewandowski comentasse a mais recente polémica que envolve o presidente norte-america – as crianças migrantes que foram separadas dos pais e que se encontram no centro do Texas. Durante a entrevista, o apresentador Zac Petkanas começou a falar sobre a história de uma menina diagnosticada com Síndrome de Down, que foi retirada da sua mãe. Em direto, Corey não deu qualquer relevância ao caso e interrompeu o apresentador com “Womp Womp” – a imitação do som que se ouve quando se perde um videojogo. “Acabou de dizer ‘Womp Womp’ a uma criança de 10 anos com Síndrome de Down, que foi retirada da sua mãe? Como se atreve?”, perguntou Petkanas em choque. A esta questão, Corey respondeu que “ao atravessar a fronteira ilegalmente, estão a deixa para trás os seus direitos legais nos EUA.”

Na manhã seguinte, ao acordar com as reações fervorosas nas redes sociais a apelarem que pedisse desculpa por não ter levado o caso da criança com deficiência a sério, Corey disse que apenas deve um pedido de desculpas a todas as crianças cujos pais as submetem a uma situação a que tenham de ser separados da família. Para além disso, ainda chamou aos adultos “aliens ilegais”.

O secretário dos negócios estrangeiros do México, Luis Videgaray, já reagiu à polémica provocada por parte de Lewandowski e diz que o caso desta rapariga é “incrivelmente doloroso” e que tal ato “é uma violação dos direitos humanos que põe menores, incluindo deficientes, em posições vulneráveis”, segundo a CNN. O secretário frisou que o governo mexicano promove apenas a migração legal.

Já Melania Trump foi esta quinta-feira visitar o centro para crianças de migrantes, que tem estado debaixo dos holofotes durante os últimos tempos. A porta-voz da primeira-dama, Stephanie Grisham, diz que esta queria “ver o que é a realidade” e “ver de perto o que tem estado a assistir na televisão”.