Economia

Portugal é considerado o país mais atrativo da Europa

Portugal está na moda. Repetimos muito isto quando falamos de turistas, mas a verdade é que não é apenas para férias que Portugal chama a atenção.

De acordo com um estudo da EY, o país nunca teve tantos projetos de investimento estrangeiro como no decorrer do ano passado. Aliás, os números são tão impressionantes que Portugal é agora considerado o país que mais consegue atrair, na Europa, investimentos a curto prazo.

De acordo com os dados conseguidos através do Inquérito de Atratividade, publicado esta quinta-feira, falamos de 95 projetos de investimento direto estrangeiro em 2017, ou seja, mais 61% do que em 2016, quando não se contavam sequer 60.

É claro que o país fica ainda abaixo da média da Europa em termos globais, mas no ritmo de crescimento supera em muito todo o bloco. Falamos de um aumento de 10%.

A verdade é que com estes investimentos de que falamos foram criados 7 657 empregos. Um número que também impressiona porque, também aqui, houve crescimento. No entanto, nada comparado com o líder. Se falarmos do Reino Unido temos de dizer que, em 2017, foram criados assim mais de 50 mil postos de trabalho.

De acordo com Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, “os dados recolhidos pela EY mostram que a percepção dos investidores internacionais sobre o nosso país voltou a melhorar”.

Importante ainda dizer que Lisboa “surge novamente como a região mais atrativa, seguida pela região Norte, centro, Algarve, Madeira, Alentejo e Açores”. Ainda assim, a EY nota que no Norte que se têm conseguido conquistar o maior número de projetos.